Fundamentos do jornalismo na cobertura de E-Sports: análise de conteúdo das transmissões de League of Legends no Youtube
Resumo
Este trabalho parte da compreensão do esporte eletrônico como um importante nicho de especialização para o jornalismo. Fenômeno amplamente vinculado às mudanças culturais do século XXI, o esporte eletrônico tem na sociedade da informação sua fundamentação e seu referencial de desenvolvimento. Nesse sentido, as estratégias de comunicação dos promotores e dos gamers são relevantes ferramentas de organização, manutenção e expansão da cultura gamer como um esporte profissional. Buscamos traçar os limites teóricos da compreensão dos games como esporte, e apresentar a vivacidade desta modalidade esportiva a partir do exemplo de League of Legends (LoL), um dos maiores jogos eletrônicos de tipo estratégia em tempo real, que reúne jogadores e torcedores do mundo inteiro em competições virtuais e campeonatos mundiais presenciais. Nosso objetivo de pesquisa é compreender as características das transmissões das partidas de LoL no YouTube, buscando referências que permitam sua relação com a linguagem jornalística especializada em esportes. A Análise de Conteúdo se mostrou ferramental metodológico qualificado para a realização deste projeto, nos ajudando, a partir das teorias jornalísticas sobre cobertura esportiva, a elaborar categorias de análise que nos permitiram explicar um pouco do fenômeno comunicacional de LoL. Observamos a transmissão da final do Campeonato Mundial de LoL de 2016, além de outros seis vídeos presentes em seus canais do YouTube, considerando dois eixos centrais: as equipes de cobertura e os formatos jornalísticos associados às
coberturas. Podemos perceber, entre nossos principais resultados, que a cobertura de LoL se apropria e reproduz conceitos jornalísticos tradicionais.
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