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dc.contributor.advisorStorch, Laura Strelow
dc.creatorLima, Jocéli Bisonhim
dc.date.accessioned2019-06-11T12:23:07Z
dc.date.available2019-06-11T12:23:07Z
dc.date.issued2016-12-12
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationLIMA, J. B. A curadoria no ciberjornalismo brasileiro: uma análise dos portais MSN, Yahoo, Estadão e do site de rede social Twitter. 2016. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16881
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Jornalismo, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe present work starts form the understanding that the contemporary journalism suffers significant changes with the development of the internet. Among this transformations are updates on the practices of production and content publishing, with reflexes on language and formats. In this sense, this work has as its thematic one of the prints of this changes, the curation in journalism. It is from her that we will structure our search problem, that pursuits to understand how the curation is made in brazilian’s ciberjournalism. Our main goal is to analyze the news portals and the social networks websites that incorporates the curation on their production routines. Our specifics goals pursuits to understand which conjunctures leads the curation to exist inside the journalism field, the types of curation that exist and how it can be done in the journalism. By curation, we understand the activity of select and filtrate information, re-mediating it to the public with new contexts and senses. The choice to analyze the news portals and the social network website is because they are occupying increasingly, a main role in the information sources choice of the brazilian reader’s. The empirical corpus choice contains the three websites Yahoo, MSN and Estadão and one social network that is Twitter with the “Twitter Moments” section. The choice of the news portals occurred because of the considerations in the research “Mapping of Digital Media in Brazil” that pointed this three as the most visited news portal in 2014. The choice of Twitter occurred based on a research made by GlobalWebIndex that points the most used social networks in 2016. As a theoretical-methodological contribution, we chose the Content Analysis with application in journalism. We chose five categories, applicable to the news portals and to the social network, seeking to identify how the curation occurs in each one of them. This categories helped us to realize that the curation has being putted in practice in brazilian’s ciberjournalism in different ways and that its use is gaining space inside the journalistic routine step by step.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCuradoriapor
dc.subjectCiberjornalismopor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectMSNpor
dc.subjectEstadãopor
dc.subjectYahoopor
dc.subjectCurationeng
dc.subjectCiberjournalismeng
dc.titleA curadoria no ciberjornalismo brasileiro: uma análise dos portais MSN, Yahoo, Estadão e do site de rede social Twitterpor
dc.title.alternativeCuration in brazilian’s ciberjournalism: an analisys of the portals MSN, Yahoo, Estadao and the social network website Twittereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Jornalismopor
dc.description.resumoO presente trabalho parte da compreensão de que o jornalismo contemporâneo sofre mudanças significativas com o desenvolvimento da internet. Dentre essas transformações, estão atualizações das práticas de produção e publicação de conteúdos, com reflexos em linguagens e formatos. Neste sentido, este trabalho tem como temática uma das marcas dessas mudanças, a curadoria no jornalismo. É a partir dela que estruturamos o nosso problema de pesquisa, que busca compreender como a curadoria é feita no ciberjornalismo brasileiro. Nosso objetivo geral é analisar os portais de notícias brasileiros e os sites de rede social que incorporam a curadoria nas suas rotinas de produção. Nossos objetivos específicos buscam compreender quais as conjunturas que levam a curadoria a existir dentro do campo jornalístico, os tipos de curadoria que existem e como ela pode ser feita no jornalismo. Por curadoria entendemos a atividade de selecionar e filtrar informações, remediando-as para o leitor com novos contextos e sentidos. A escolha por analisar portais de notícias e sites de rede social se dá por estes ocuparem, cada vez mais, um espaço central na escolha dos leitores brasileiros de notícia, enquanto fontes de informação. A seleção do corpus empírico de análise contou com três sites: o Yahoo, MSN e Estadão e um site de rede sociais que é o Twitter, a partir da sua sessão “Twitter Moments”. A escolha dos sites se deu a partir da consideração da pesquisa “Mapeamento da Mídia Digital no Brasil”, que apontou esses como os portais de maior visitação no ano de 2014. A escolha do Twitter se deu através de uma pesquisa realizada pela GlobalWebIndex, apontando as redes sociais mais utilizadas no Brasil no ano de 2016. Como aporte teórico-metodológico, adotamos a Análise de Conteúdo com aplicação em jornalismo. Escolhemos cinco categorias aplicáveis tanto aos portais quanto à rede social, buscando identificar como a curadoria acontece em cada um deles. Essas categorias nos ajudaram a perceber que a curadoria é colocada em prática no ciberjornalismo brasileiro de formas diferentes e que seu uso, aos poucos, está ganhando espaço dentro das rotinas jornalísticas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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