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dc.creatorTronco, Júlia Garcia
dc.date.accessioned2019-06-17T20:28:34Z
dc.date.available2019-06-17T20:28:34Z
dc.date.issued2019-03-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17025
dc.description.abstractIn Being and Time, Martin Heidegger proposes a recapture of the question of the sense of being, with the aim of elaborating a fundamental ontology. Heidegger elaborates an existential analytic, starting from the entity that understands what is to be and understands the question of the sense of being: the human being. Designated as being-there (Dasein), the human being is the object of existential analytic, in which Heidegger presents and interprets the fundamental structures and modes of being-in-the-world, as well as the access of being-there to beings in general and the recognition of the being of several entities that appear in the world. The notion of disclousure of the world is presented by Heidegger in §§28-38 of Being and Time and designates the access of being-there to the world and to the ontological access to the being of entities. The disclousure of the world is articulated. The problem proposed by the present research analyzes an interpretive tension present in Being and Time regarding the articulation of the disclousure of the world. At first, the disclousure of the world is shown as articulated from levels of determination and sophistication of intentional comportments. In this sense, the articulation occurs in stratified levels, starting from practical, pre-thematic and pre- propositional comportments until culminating in more sophisticated levels with propositional and predicative structure. From §34 of Being and Time, there is a tension and a divergence between what has been exposed. This is when Heidegger interprets discourse (Rede) and language (Sprache), recognizing discourse as originary and fundamental to being-there. This statement seems to stand in the way of what had been presented, for it suggests that discourse and language are presupposed from the ground up in any intentional comportment of being- there. These two interpretations are referred to, respectively, as pragmatic interpretation and linguistic interpretation. The purpose of this dissertation is to reconstruct, analyze and evaluate these two conflicting interpretations regarding the articulation of the disclousure of the world in Being and Time. For purposes of evaluation, the structure of being-with is used as the object of study. The purpose of the evaluation is to analyze whether in this specific structure a linkage exists between the two interpretations or if there is a prevalence of any of them.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMartin Heideggerpor
dc.subjectFenomenologia hermenêuticapor
dc.subjectAbertura de mundopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectIntencionalidade socialpor
dc.subjectHermeneutic phenomenologyeng
dc.subjectDisclosure of worldeng
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectSocial intentionalityeng
dc.titleO problema da estrutura da abertura de mundo na elucidação da intencionalidade social em Ser e tempopor
dc.title.alternativeThe problem of the structure of disclosure of world in the elucidation of social intentionality in Being and timeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEm Ser e Tempo, Martin Heidegger propõe uma retomada da questão do sentido de ser, com o objetivo de elaborar uma ontologia fundamental. Partindo do ente que compreende ser e compreende a questão do sentido de ser, Heidegger elabora uma analítica existencial, focando no ente humano. Designado como ser-aí (Dasein), o ente humano é objeto da analítica existencial, na qual Heidegger apresenta e interpreta suas estruturas fundamentais e seus modos de ser-no-mundo, assim como, o acesso do ser-aí a entes em geral e o reconhecimento do ser de diversos entes que comparecem em mundo. A noção de abertura de mundo é apresentada por Heidegger nos §§28-38 de Ser e Tempo e designa o acesso do ser-aí ao mundo e o acesso ontológico ao ser de entes. A abertura de mundo, segundo ele, é articulada. O problema proposto pela presente pesquisa analisa uma tensão interpretativa presente em Ser e Tempo a respeito da articulação da abertura de mundo. Em um primeiro momento, a abertura de mundo é mostrada como articulada a partir de níveis de determinação e sofisticação dos comportamentos intencionais. Nesse sentido, a articulação se dá em níveis estratificados, partindo de comportamentos práticos, pré-temáticos e pré-proposicionais até culminar em níveis mais sofisticados com estrutura proposicional e predicativa. A partir do §34, surge uma tensão e uma divergência entre o que havia sido exposto até o momento. Isso se dá quando Heidegger interpreta o discurso (Rede) e a linguagem (Sprache), reconhecendo o discurso como originário e fundamental ao ser-aí. Essa afirmação parece destoar do que havia sido apresentado, pois sugere que o discurso e a linguagem estão pressupostos desde a base em qualquer comportamento intencional do ser-aí. Essas duas interpretações são designadas, respectivamente, como interpretação pragmática e interpretação linguística. O objetivo desta dissertação é reconstruir, analisar e avaliar essas duas interpretações conflitantes a respeito da articulação da abertura de mundo em Ser e Tempo. Para fins de avaliação, é utilizada a estrutura ser-com como estudo de caso. A finalidade da avaliação é analisar se nesta estrutura especifica ocorre uma vinculação entres as duas interpretações ou se há prevalência de alguma delas.por
dc.contributor.advisor1Reis, Róbson Ramos dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0127419824935492por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Fernando
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8678667845816039por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157431566514503por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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