As estratégias da Revista Globo Rural no Twitter a partir do humor
Resumo
O presente trabalho de pesquisa apresenta um estudo acerca do uso do humor pelo jornalismo, como forma de circulação de notícias e fidelização dos leitores, tendo como objetivo principal, observar como o perfil no Twitter da revista Globo Rural utiliza o humor e se o mesmo se mostra, nesse caso, como uma estratégia válida para fidelização dos leitores. O percurso narrativo do trabalho inicia com pontuais contextualizações teóricas acerca dos aspectos que envolvem essa relação entre jornalismo e humor. Na sequência, é apresentado um contexto histórico do web jornalismo em si, bem como da relação das redes sociais com o mesmo; nesse âmbito, é apresentado o Twitter. Para a análise, foram investigadas as publicações da revista Globo Rural, em seu perfil no Twitter, durante o mês de Agosto de 2018, totalizando 214 postagens. Após uma apresentação detalhada do objeto e dos recortes realizados para a pesquisa, é apresentado como aporte metodológico a Análise de Conteúdo, que levou a uma separação dos tweets em sete categorias distintas. Com o estabelecimento e exposição dessas categorias, foi possível constatar que o humor contribui para os processos de engajamento do público no Twitter da revista, ainda que esse engajamento não necessariamente seja revertido em leitores dos conteúdos da publicação. Como existe uma diferença muito grande entre o leitor imaginado pela redação da revista e o público estimulado pela equipe de mídias sociais, a análise permitiu reconhecer um esforço no sentido do fortalecimento da marca institucional de Globo Rural através das interações pelo Twitter.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: