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dc.contributor.advisorLuz Júnior, Roberto da
dc.creatorComin, Marcelo Bernardi
dc.date.accessioned2019-06-25T19:44:03Z
dc.date.available2019-06-25T19:44:03Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17135
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2016.por
dc.description.abstractMotivated by the difficult in understanding the course, especially for the ones who are planning on entering, this paper aims to verify, by comparing, the curricular characteristics of the Economic Science Courses of the main public universities of Rio Grande do Sul, in the cities: Santa Maria (UFSM), Porto Alegre (UFRGS), Pelotas (UFPel) and Rio Grande (FURG), as well as describe the historical and present context of the Economic Science Course, characterize the profession and the professional profile of the Economist in Brazil, to verify the curricular guidelines of the course and make and analysis through the comparison of the curriculum each studied university has. For that, a descriptive research was elaborated and it was used for the data collect the bibliographic and documental research from authors of the area, official websites, laws, decrees and resolutions. This study has clarified the economist profession and reveled characteristics about the curriculum of the courses as the main requirement to be in the theoretical-quantitative education, besides pointing UFRGS and FURG as the more flexible universities. Finally, it’s noticed the importance of understanding the Economic Science course and the need for the universities to clarify to the students and future students the objective of the economist education in order to avoid having professionals who are frustrated with their graduation and profession.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCaracterísticas curricularespor
dc.subjectCiências econômicaspor
dc.subjectUniversidades federais do Rio Grande do Sulpor
dc.subjectCurricular characteristicseng
dc.subjectEconomic scienceseng
dc.subjectFederal universities of Rio Grande do Suleng
dc.titleAs características curriculares dos cursos de ciências econômicas das principais universidades federais do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeThe curricular characteristics of the economic science courses in the main public universities of Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Econômicaspor
dc.description.resumoMotivado pela dificuldade de compreensão do curso, principalmente para quem planeja se matricular, este trabalho objetivou verificar comparativamente as características curriculares dos Cursos de Ciências Econômicas das principais Universidades Federais do Rio Grande do Sul, nas cidades de Santa Maria (UFSM), Porto Alegre (UFRGS), Pelotas (UFPel) e Rio Grande (FURG), bem como descrever o contexto histórico e atual do curso de Ciências Econômicas, caracterizar a profissão e o perfil profissional do Economista no Brasil, verificar as diretrizes curriculares do curso e analisar comparativamente a matriz curricular de cada Universidade estudada. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa descritiva e foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, de autores da área, sites oficiais, leis, decretos e resoluções. Este estudo esclareceu a profissão do Economista e revelou características sobre os currículos dos cursos como a maior exigibilidade estar na Formação Teórico-Quantitativa, além de apontar a UFRGS e a FURG como mais flexíveis em seu currículo básico. Por fim percebe-se a importância da compreensão do curso de Ciências Econômicas e a necessidade de que as Universidades esclareçam aos alunos ou futuros alunos o objetivo da Formação de Economista, para evitar que se formem profissionais frustrados com a sua formação e profissão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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