dc.contributor.advisor | Becker, Kalinca Leia | |
dc.creator | Porto, Lucas Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T21:21:32Z | |
dc.date.available | 2019-06-25T21:21:32Z | |
dc.date.issued | 2016-12-06 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17143 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | Considering the great expansion of the fleet of vehicles, specially the specific category of automobiles
in the city of Santa Maria, it was intended to trace the consumer profile as well as the factors that
influence them in the moment of the acquisition of their private cars. For that, the research made use of
inductive and statistics methods through a quantitative and qualitative research, in which primary data
were collected by means of application of questionnaires with the minimun number from obtained
samples about the population from the city analyzed. The accomplished results show that considering
the total of the sample (384 interviewees) 280 people (73%) are male aged between 26 and 33 years
old. It was analyzed that 81% from the interviewees have only one automobile. In addition, the higher
the interviewee's income, the more automobiles they have. The model is the main element considered
when acquiring the car jointly with the options of cash-sale modality. This group searches on means of
communication to analyze which car would better fit their expectations, disregarding the current traffic
scenario in the city that is used everyday. What was the most influential factor on their decisions of
acquiring their automobiles was the personal factor mainly because it involves the economical
circumstance, that means the individual makes a wise buy, allocating their available income and
choosing an automobile that best fits on their current financial condition and therefore preventing
indebtedness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Setor automobilístico | por |
dc.subject | Comportamento do consumidor | por |
dc.subject | Perfil do consumidor | por |
dc.subject | Automotive sector | eng |
dc.subject | Consumer behavior | eng |
dc.subject | Consumer profile | eng |
dc.title | Uma análise do perfil do consumidor e dos fatores que influenciam a decisão de compra de automóveis particulares de passeio no município de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | An analysis of the consumer profile and the factors that influence the purchase decision of particular passenger cars in thein the city of Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | por |
dc.description.resumo | Com a grande expansão da frota de veículos, especialmente a categoria específica de automóveis no
município de Santa Maria, buscou-se traçar o perfil do consumidor, bem como os fatores que o
influenciam no momento da aquisição do automóvel particular de passeio. Para tanto, a pesquisa
utilizou-se de métodos indutivo e estatístico, através de uma pesquisa qualiquantitativa, na qual foram
coletados dados primários por meio de aplicação de questionários com o número mínimo da amostra
obtida sobre a população do município em análise. Os resultados obtidos demonstram que referente
ao total da amostra (384 entrevistados), destaca-se o grupo de 280 pessoas (73%) no qual prevalece
o sexo masculino e a faixa etária entre 26 a 33 anos. Deste perfil, 81% possuem apenas um automóvel
e o restante, 19%, possuem mais que um, sendo que, quanto maior a renda do entrevistado, maior a
quantidade deste bem. O modelo é o principal elemento de escolha na hora da aquisição, juntamente
com a modalidade de pagamento à vista. Esse grupo realiza pesquisa em meios de comunicação para
analisar qual automóvel melhor lhe satisfaz e não julga observar o cenário do atual trânsito do
município, mesmo que o utilize diariamente. O grupo de fatores pessoais foi o que mais influenciou o
consumidor na tomada de decisão de compra do automóvel, principalmente porque engloba o fator da
circunstância econômica, ou seja, o indivíduo faz uma compra racional, alocando sua renda disponível,
e assim, escolhendo o automóvel que melhor se enquadra com a sua atual condição financeira, logo
evitando o endividamento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |