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dc.creatorMoraes, Maike Isaquiel Bandeira
dc.date.accessioned2019-07-05T13:51:01Z
dc.date.available2019-07-05T13:51:01Z
dc.date.issued2019-02-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17327
dc.description.abstractIn our research, we understand that evaluation is one of the factors that constitute the subject-student. Based on this premise, the present work shows a study regarding the effects of sense produced from some forms of school evaluation used in the discipline of Portuguese Language (PL). Taking as a theoretical basis the French Discourse Analysis (DA) in articulation with the History of Language Ideas (HLI), we seek to understand how certain forms of evaluation take part in the constitution of the subject as a student and as a member of a society. From this affiliation DA / HLI, bringing the voice of authors like Pêcheux (1995), Orlandi (1997), Nunes (2008), Guimarães (2004), we seek to present concepts from these two fields of knowledge that could help us understand the evaluation as a pedagogical practice that contributes to the construction of a discourse that has, as the main voice, the subject-teacher. Through a file made of evaluation instruments used in the discipline of Portuguese Language (such as exams, assignments, tests) that bring objective and subjective questions, in other words, that require more or less of the student's reflective capacity, we cut an analytical corpus to bring issues to be re-thought about the construction of these instruments, as well as the effects produced by qualitative and quantitative evaluations put into practice today, in the classroom. Also investigating a possible sign of the silence present in some types of evaluation instruments, we seek to find, through the analysis of the questions elaborated by the subject-teacher, what, in fact, appears as a recurrence in such evaluations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectEfeito de sentidopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectEffect of senseeng
dc.subjectTeaching PLeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.titleAvaliação nas aulas de língua portuguesa como parte da constituição do sujeito-aluno: efeitos de sentidopor
dc.title.alternativeEvaluation in the classes of portuguese language as part of the subject-student constitution: effects of senseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEm nossa pesquisa, entendemos que a avaliação é um dos fatores que constituem o sujeito-aluno. Partindo dessa premissa, o presente trabalho apresenta um estudo a respeito de efeitos de sentido produzidos a partir de algumas formas de avaliação escolar utilizadas na disciplina de Língua Portuguesa (LP). Tomando como base teórica a Análise de Discurso (AD) de linha francesa em articulação com a História das Ideias Linguísticas (HIL), buscamos compreender como determinadas formas de avaliação participam da constituição do sujeito enquanto aluno e enquanto integrante de uma sociedade. A partir dessa filiação AD/HIL, trazendo a voz de autores como Pêcheux (1995), Orlandi (1997), Nunes (2008), Guimarães (2004), buscamos aduzir conceitos desses dois campos do saber que pudessem nos auxiliar a entender a avaliação como prática pedagógica que contribui para a construção de um discurso que tem, como porta voz principal, o sujeito-professor. Através de um arquivo constituído por instrumentos avaliativos utilizados na disciplina de Língua Portuguesa (como provas, trabalhos, testes) que trazem questões objetivas e subjetivas, ou seja, que exigem mais ou menos da capacidade reflexiva do aluno, recortamos um corpus analítico para trazer questões a serem (re) pensadas a respeito da construção desses instrumentos, bem como dos efeitos produzidos por avaliações qualitativas e quantitativas postas em prática, hoje, em sala de aula. Investigando, também, uma possível marca do silêncio presente em determinados tipos de instrumentos de avaliação, buscamos encontrar, através da análise das questões elaboradas pelo sujeito-professor, o que, de fato, aparece como recorrência em tais avaliações.por
dc.contributor.advisor1Martins, Taís da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223110305050343por
dc.contributor.referee1Costa, Evellyne Patricia Figueiredo de Sousa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3603215516050476por
dc.contributor.referee2Nascimento, Silvana Schwab do
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480671566380568por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0313506013943620por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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