dc.creator | Magnago, Henrique de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-07-10T12:40:15Z | |
dc.date.available | 2019-07-10T12:40:15Z | |
dc.date.issued | 2019-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17379 | |
dc.description.abstract | This master thesis presents two strategies for speed control and power generation
by a variable speed ethanol generator set (genset), where the power generated is reflected
in the current of the battery bank. Initially, the internal combustion engine model
(MCI) is presented, which converts the chemical energy present in the fuel into mechanical
energy, and then converted into electric energy by a permanent magnet synchronous
generator (PMSG). This model presents simplifications so that it can be identified using
only variables already available in a genset, such as throttle opening, manifold pressure,
speed and load torque. In addition, a methodology for obtaining the model parameters is
proposed. The two control strategies consist of: Controlling the speed via the MCI and
the battery current via the PMSG; or control the speed via the PMSG and the battery
current via the MCI. In both cases, it is necessary to control precisely the opening of
the throttle valve, thus, the control of the throttle valve position is also presented. Both
genset control strategies are compared using experimental data, where it is possible to
evaluate the performance of the speed control and the battery current control. In addition,
a new control strategy for the output inverter is proposed, consisting of an internal
current loop and an external voltage loop, where a load current predictive observer is
used. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Grupo motor-gerador com velocidade variável | por |
dc.subject | Geração distribuída | por |
dc.subject | Sistemas de backup de energia elétrica | por |
dc.subject | Variable speed generators | eng |
dc.subject | Distributed generation | eng |
dc.subject | Energy backup systems | eng |
dc.title | Estratégias de controle para grupo motor-gerador a etanol operando com velocidade variável | por |
dc.title.alternative | Control strategies for variable speed ethanol generator set | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta duas estratégias para o controle de velocidade e potência
gerada por um grupo motor gerador de velocidade variável a etanol (genset), onde a
potência gerada é refletida na corrente do banco de baterias. Inicialmente é apresentado
o modelo do motor a combustão interna (MCI), onde o MCI converte a energia química
presente no combustível em energia mecânica, e então convertida em energia elétrica por
um gerador síncrono de ímãs permanentes (PMSG). Este modelo apresenta simplificações
para que possa ser identificado utilizando somente variáveis já disponíveis em um genset,
como abertura da borboleta, pressão de admissão, velocidade e torque de carga. Além
disto, uma metodologia para a obtenção dos parâmetros do modelo é proposta. As duas
estratégias de controle consistem em: Controlar a velocidade via o MCI e a corrente de
bateria via o PMSG; ou controlar a velocidade via o PMSG e a corrente de bateria via
o MCI. Em ambos os casos, é necessário controlar precisamente a abertura da borboleta,
sendo assim, o controle da posição da borboleta também é apresentado. As duas
estratégias de controle do genset são comparadas utilizando dados experimentais, onde é
possível ver o desempenho das malhas de controle de velocidade e da corrente da bateria.
Além disso, uma nova estratégia de controle para o inversor de saída é proposta, composta
por uma malha interna de corrente e uma malha externa de tensão, onde é utilizado um
observador preditivo da corrente de carga. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Humberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5900576762082210 | por |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Pedro Gomes | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5905901194880021 | por |
dc.contributor.referee2 | Tibola, Jonas Roberto | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7203480799215375 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5392936856396000 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Elétrica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |