dc.creator | Souza, Cícera Andréia de | |
dc.date.accessioned | 2019-07-15T17:57:09Z | |
dc.date.available | 2019-07-15T17:57:09Z | |
dc.date.issued | 2015-03-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17445 | |
dc.description.abstract | The main aim of this study is to analyze the curiosity in child’s life and highlight the
importance of the “Play and Self-Move”, as its fundamental expression, for the promotion of
it. To do this, we have as guidelines the Theoretical and Philosophical conception of Human
Movement, also called “Self-Movement”, and studies on human curiosity. This is a
theoretical research that was born of what it intends to study, that is, curiosity, because it can
be said that the search for information or knowledge comes from the curiosity. We believe
that the human being has a natural curiosity, although it stands out more on children, mainly
through their spontaneous play. The Play and Self-Move is this spontaneous play, understood
as the free Self-Movement covering games, drawings, dances, ultimately, the movement of
the child in all its complexity that is a fertile ground for curiosity. As soon as we are born we
are extremely curious individuals, our curiosity allows us to learn, and it happens initially
through play. However, as we grow, we realize how much play is not valued and incorporated
the belief that this activity is unnecessary except when it can bring positive results for the
development of children. We are also led to stop making questions, another attitude of those
who are curious, or doing it less, get used to the ready answers and have fake curiosities. In
general, we fail to marvel at the world. This research aims to analyze the relation between
child’s curiosity and the Play and Self-Move. We argue that, through physical education,
kindergarten pedagogy and including the relationship of children with their parents and
relatives, if based on this conception of movement and acknowledging the importance of
curiosity and the Play and Self-Move, we can allow the development of large Existential
fields, curiosity generators, making the child willing to learn more and thus contributing to the
development and sustenance of curiosity for all child’s life. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Curiosidade | por |
dc.subject | Brincar e se–movimentar | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Curiosity | eng |
dc.subject | Play and self-move | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.title | O “brincar e se-movimentar” como expressão fundamental para a curiosidade da criança | por |
dc.title.alternative | The “play and self-move” as fundamental expression to the children curiosity | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo principal analisar a curiosidade na vida da criança e evidenciar
a importância do Brincar e Se–Movimentar, enquanto sua expressão fundamental, para o
fomento da mesma. Para tanto, temos como eixo-orientador a concepção Teórico-Filosófica
do Movimento Humano, também conhecida como “Se–Movimentar”, e estudos sobre a
curiosidade humana. A investigação é caracterizada como uma pesquisa teórica que nasceu
daquilo que ela mesma se propõe estudar, ou seja, da curiosidade, isso porque podemos dizer
que a busca pela informação ou pelo conhecimento tem origem na curiosidade. Acreditamos
que o Ser humano possui uma curiosidade natural, embora ela se destaque mais nas crianças,
principalmente através das brincadeiras espontâneas que realizam. O Brincar e Se–
Movimentar é esse brincar espontâneo, compreendido como o Se-Movimentar livre que
abrange brincadeiras, desenhos, danças, enfim, o movimento da criança em toda a sua
complexidade que é terreno fértil para a curiosidade. Logo ao nascermos somos indivíduos
extremamente curiosos, nossa curiosidade nos permite aprender, e isso acontece inicialmente
por meio do brincar. No entanto, na medida em que vamos crescendo, percebemos o quanto
brincar não é valorizado e incorporamos a crença de que essa atividade é desnecessária,
exceto quando pode trazer resultados positivos para o desenvolvimento das crianças. Somos
também levados a deixar de perguntar, outra atitude de quem é curioso, ou perguntamos
pouco, nos acostumamos com as respostas prontas e a ter falsas curiosidades. Em geral,
deixamos de nos maravilhar com o mundo. Essa pesquisa pretende analisar a relação da
curiosidade da criança com o Brincar e Se–Movimentar. Argumentamos que, por meio da
educação física, da pedagogia na educação infantil e inclusive da relação das crianças com
seus pais e familiares, se baseados nessa concepção de movimento e conhecedores da
importância da curiosidade e do Brincar e Se–Movimentar, é possível permitir o
desenvolvimento de Campos Existenciais amplos, geradores de curiosidade, tornando a
criança com vontade de saber mais e consequentemente contribuindo para que ela sustente e
desenvolva a curiosidade por toda a vida. | por |
dc.contributor.advisor1 | Kunz, Elenor | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0451631464832830 | por |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Antonio Camilo Teles Nascimento | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2920977523340939 | por |
dc.contributor.referee2 | Hatje, Marli | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1368281605318051 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0434182683741005 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |