Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Cícera Andréia de
dc.date.accessioned2019-07-15T17:57:09Z
dc.date.available2019-07-15T17:57:09Z
dc.date.issued2015-03-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17445
dc.description.abstractThe main aim of this study is to analyze the curiosity in child’s life and highlight the importance of the “Play and Self-Move”, as its fundamental expression, for the promotion of it. To do this, we have as guidelines the Theoretical and Philosophical conception of Human Movement, also called “Self-Movement”, and studies on human curiosity. This is a theoretical research that was born of what it intends to study, that is, curiosity, because it can be said that the search for information or knowledge comes from the curiosity. We believe that the human being has a natural curiosity, although it stands out more on children, mainly through their spontaneous play. The Play and Self-Move is this spontaneous play, understood as the free Self-Movement covering games, drawings, dances, ultimately, the movement of the child in all its complexity that is a fertile ground for curiosity. As soon as we are born we are extremely curious individuals, our curiosity allows us to learn, and it happens initially through play. However, as we grow, we realize how much play is not valued and incorporated the belief that this activity is unnecessary except when it can bring positive results for the development of children. We are also led to stop making questions, another attitude of those who are curious, or doing it less, get used to the ready answers and have fake curiosities. In general, we fail to marvel at the world. This research aims to analyze the relation between child’s curiosity and the Play and Self-Move. We argue that, through physical education, kindergarten pedagogy and including the relationship of children with their parents and relatives, if based on this conception of movement and acknowledging the importance of curiosity and the Play and Self-Move, we can allow the development of large Existential fields, curiosity generators, making the child willing to learn more and thus contributing to the development and sustenance of curiosity for all child’s life.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriançapor
dc.subjectCuriosidadepor
dc.subjectBrincar e se–movimentarpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectChildeng
dc.subjectCuriosityeng
dc.subjectPlay and self-moveeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleO “brincar e se-movimentar” como expressão fundamental para a curiosidade da criançapor
dc.title.alternativeThe “play and self-move” as fundamental expression to the children curiosityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal analisar a curiosidade na vida da criança e evidenciar a importância do Brincar e Se–Movimentar, enquanto sua expressão fundamental, para o fomento da mesma. Para tanto, temos como eixo-orientador a concepção Teórico-Filosófica do Movimento Humano, também conhecida como “Se–Movimentar”, e estudos sobre a curiosidade humana. A investigação é caracterizada como uma pesquisa teórica que nasceu daquilo que ela mesma se propõe estudar, ou seja, da curiosidade, isso porque podemos dizer que a busca pela informação ou pelo conhecimento tem origem na curiosidade. Acreditamos que o Ser humano possui uma curiosidade natural, embora ela se destaque mais nas crianças, principalmente através das brincadeiras espontâneas que realizam. O Brincar e Se– Movimentar é esse brincar espontâneo, compreendido como o Se-Movimentar livre que abrange brincadeiras, desenhos, danças, enfim, o movimento da criança em toda a sua complexidade que é terreno fértil para a curiosidade. Logo ao nascermos somos indivíduos extremamente curiosos, nossa curiosidade nos permite aprender, e isso acontece inicialmente por meio do brincar. No entanto, na medida em que vamos crescendo, percebemos o quanto brincar não é valorizado e incorporamos a crença de que essa atividade é desnecessária, exceto quando pode trazer resultados positivos para o desenvolvimento das crianças. Somos também levados a deixar de perguntar, outra atitude de quem é curioso, ou perguntamos pouco, nos acostumamos com as respostas prontas e a ter falsas curiosidades. Em geral, deixamos de nos maravilhar com o mundo. Essa pesquisa pretende analisar a relação da curiosidade da criança com o Brincar e Se–Movimentar. Argumentamos que, por meio da educação física, da pedagogia na educação infantil e inclusive da relação das crianças com seus pais e familiares, se baseados nessa concepção de movimento e conhecedores da importância da curiosidade e do Brincar e Se–Movimentar, é possível permitir o desenvolvimento de Campos Existenciais amplos, geradores de curiosidade, tornando a criança com vontade de saber mais e consequentemente contribuindo para que ela sustente e desenvolva a curiosidade por toda a vida.por
dc.contributor.advisor1Kunz, Elenor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451631464832830por
dc.contributor.referee1Cunha, Antonio Camilo Teles Nascimento
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2920977523340939por
dc.contributor.referee2Hatje, Marli
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1368281605318051por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0434182683741005por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International