dc.creator | Telles, Cassiano | |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T20:47:01Z | |
dc.date.available | 2019-07-25T20:47:01Z | |
dc.date.issued | 2015-05-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17562 | |
dc.description.abstract | The thesis does not contain abstract. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Crenças | por |
dc.title | O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A atividade de estágio na Educação Física não é uma atividade solitária ou livre de agentes externos. Ela está imersa em um mundo de relações e interações que ocorrem no meio acadêmico e escolar. Nesse sentido que professores e estagiários estão sempre se reinventado e fomentando suas crenças e percepções de sua cultura docente. Assim sendo esta dissertação teve como objetivo: Analisar as crenças que acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM possuem e sua interferência com relação ao ‘ser professor’ durante o Estágio Curricular Supervisionado III. A metodologia é consistida em um estudo de caráter qualitativo, com enfoque fenomenológico, sendo que consistiu da fala dos sujeitos como sua opção metodológica. Esta pautada na pesquisa de campo na modalidade exploratória-descritiva, que tem o sentido de investigar a relação existente entre a metodologia, teoria e prática, gerando o fenômeno educativo. Este estudo é caracterizado como um estudo de caso, nosso foco é no curso de licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, mais especificamente dezoito (18) acadêmicos matriculados na disciplina MEN-1105 Estágio Curricular Supervisionado III. Para este estudo, foi utilizado para a coleta de dados a entrevista semiestruturada, pois acreditamos que esta é a melhor maneira de adquirirmos informações para chegarmos aos objetivos propostos. Nossos aprofundamentos teóricos se deram na fenomenologia de Merleau-Ponty, analisando as crenças em categorias: “Irresistível, Dogmática, Absoluta, No Mundo, Na Coisa e no Mundo, Temerária, Assertiva e Adquirida”. Consideramos que mesmo com todas as dificuldades encontradas durante a dissertação as crenças em si não dificultam o processo formativo, mas sim devem ser melhor analisadas pelos professores formadores sendo eu o problema nas crenças é na sua doutrinação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Krug, Hugo Norberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5710464649581736 | por |
dc.contributor.referee1 | Afonso, Mariangela da Rosa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5202830028335096 | por |
dc.contributor.referee2 | Sawitzki, Rosalvo Luis | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0185565372906256 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0535410997128556 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |