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dc.creatorTelles, Cassiano
dc.date.accessioned2019-07-25T20:47:01Z
dc.date.available2019-07-25T20:47:01Z
dc.date.issued2015-05-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17562
dc.description.abstractThe thesis does not contain abstract.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectCrençaspor
dc.titleO ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógicopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA atividade de estágio na Educação Física não é uma atividade solitária ou livre de agentes externos. Ela está imersa em um mundo de relações e interações que ocorrem no meio acadêmico e escolar. Nesse sentido que professores e estagiários estão sempre se reinventado e fomentando suas crenças e percepções de sua cultura docente. Assim sendo esta dissertação teve como objetivo: Analisar as crenças que acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM possuem e sua interferência com relação ao ‘ser professor’ durante o Estágio Curricular Supervisionado III. A metodologia é consistida em um estudo de caráter qualitativo, com enfoque fenomenológico, sendo que consistiu da fala dos sujeitos como sua opção metodológica. Esta pautada na pesquisa de campo na modalidade exploratória-descritiva, que tem o sentido de investigar a relação existente entre a metodologia, teoria e prática, gerando o fenômeno educativo. Este estudo é caracterizado como um estudo de caso, nosso foco é no curso de licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, mais especificamente dezoito (18) acadêmicos matriculados na disciplina MEN-1105 Estágio Curricular Supervisionado III. Para este estudo, foi utilizado para a coleta de dados a entrevista semiestruturada, pois acreditamos que esta é a melhor maneira de adquirirmos informações para chegarmos aos objetivos propostos. Nossos aprofundamentos teóricos se deram na fenomenologia de Merleau-Ponty, analisando as crenças em categorias: “Irresistível, Dogmática, Absoluta, No Mundo, Na Coisa e no Mundo, Temerária, Assertiva e Adquirida”. Consideramos que mesmo com todas as dificuldades encontradas durante a dissertação as crenças em si não dificultam o processo formativo, mas sim devem ser melhor analisadas pelos professores formadores sendo eu o problema nas crenças é na sua doutrinação.por
dc.contributor.advisor1Krug, Hugo Norberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710464649581736por
dc.contributor.referee1Afonso, Mariangela da Rosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096por
dc.contributor.referee2Sawitzki, Rosalvo Luis
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0185565372906256por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0535410997128556por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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