Aquisição do arquifonema /R/ em coda por crianças de dois municípios do Rio Grande do Sul
Abstract
A língua não é imutável, porém, poucos estudos da Fonoaudiologia se dedicam às variações linguísticas. Em diferentes municípios pode haver uma variação no sotaque dos nativos de cada localidade. Este trabalho objetiva verificar como ocorre a aquisição do arquifonema /R/ na posição de coda (medial e final), em dois diferentes sotaques do Rio Grande do Sul (em Santa Maria e Sobradinho), em indivíduos com desenvolvimento fonológico típico. Esta pesquisa foi composta de duas amostras, a primeira do município de Sobradinho, constituída por 52 crianças, com idades entre 3:2 a 5:4, e a segunda amostra constituída por 60 crianças, com idades entre 2:6 a 5:0, do município de Santa Maria. A coleta de fala foi realizada mediante aplicação do instrumento AFC – Avaliação Fonológica da Criança, e utilizou-se como complemento 36 figuras que contêm o arquifonema /R/ na posição de coda. As variáveis intervenientes consideradas foram: idade, sexo, tonicidade, contexto silábico precedente, contexto silábico seguinte, número de sílabas, classe gramatical, posição na sílaba e na palavra. Utilizou-se o pacote computacional Varbrul, com nível de significância de 5%. De maneira geral, verificou-se que a variável idade influenciou no processo de aquisição do arquifonema /R/ em coda, em ambos os municípios, ocorrendo o surgimento e a aquisição das variantes em diferentes faixas etárias. Além disso, as variáveis intervenientes selecionadas como estatisticamente significantes foram distintas para cada localidade, bem como o uso das estratégias de reparo utilizadas em cada município. Assim, constatou-se que há diferenças nas variáveis intervenientes que influenciam a aquisição do arquifonema /R/ em coda, de acordo com a variante utilizada em cada município.
Collections
The following license files are associated with this item: