Viabilidade técnica e econômica no uso de estações de recarga de veículos elétricos
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Data
2019-07-16Autor
Francescatto, Matheus Binotto
Metadata
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Com a crescente busca por novas soluções tecnológicas para reduzir as emissões danosas ao meio ambiente, especialmente relacionadas ao setor automobilístico, aparecem em crescimento às vendas de veículos elétricos. Entretanto, é necessário que a infraestrutura de recarga destes veículos também seja desenvolvida. Desta maneira, são necessários estudos e pesquisas na área. Mediante a isto, o objetivo do presente trabalho é realizar uma análise de viabilidade técnica e econômica envolvendo a utilização de diferentes modelos de estações de recargas para veículos elétricos no ambiente da Universidade Federal de Santa Maria. Para cumprir com este objetivo, foram analisados dez diferentes modelos de estações de recarga organizados conforme sua potência em equipamentos de nível 2, e em equipamentos de recarga rápida. Após, foram definidos 120 cenários envolvendo os modelos selecionados, as bandeiras tarifárias de energia elétrica vigentes e os horários de funcionamento do estacionamento abordado. O método de Engenharia Econômica utilizado foi o Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE) e, em adição, foi realizado a determinação do valor do R$/kWh consumido de cada modelo. Os principais resultados obtidos foram, para os equipamentos classificados como nível 2, um CAUE máximo de R$ 184.399,35. Para as estações de recarga rápida, o CAUE máximo encontrado foi R$ 687.864,51. Junto a isso, os valores máximo do R$/kWh consumido obtido foram de 1,74 R$/kWh, e o valor mínimo foi de 0,73 R$/kWh. Conclusivamente, verificou-se que os modelos mais viáveis para o ambiente estudado são o POWERCHARGE P30DPN e o CSI 60K750-EJA.
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- TCC Engenharia Mecânica [119]