Programa Bolsa Família, representações sociais e charges na internet
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2017-05-05Metadatos
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Esta dissertação teve como objetivo identificar e problematizar os saberes construídos em relação ao Programa Bolsa Família (PBF). Para tanto, elaboramos dois artigos: “Representações Sociais nas charges do ‘Bolsa Família’: o que nos dizem as beneficiárias sobre isso?” e “Vamos falar sobre o Bolsa Família? A interlocução entre ensino, pesquisa e extensão”. No primeiro artigo objetivamos analisar como mulheres beneficiárias representam o PBF e se charges do PBF possibilitam identificações e significações de suas vivências para com o programa social. A pesquisa empírica foi realizada por meio de círculos epistemológicos em que participaram nove mulheres beneficiárias do PBF, vinculadas a um CRAS de uma cidade do interior do RS. Para a análise, sustentamo-nos na perspectiva epistemológica da Psicologia Social Crítica e da Teoria das Representações Sociais, recorrendo também aos operadores teóricos ideologia, no sentido crítico, e hiper-representações. Por meio do estudo foi possível perceber que, na maioria das situações, não houve significação e identificação entre as vivências destas mulheres com o conteúdo das charges, as quais traziam hiper-representações de caráter ideológico e negativo acerca dos beneficiários do PBF. Nas situações em que houve algum tipo de identificação, foi porque as charges remeteram às situações conhecidas por meio dos meios de comunicação em massa, as quais estavam distantes geográfica ou temporalmente delas. No segundo artigo, trouxemos um relato de experiência acerca do projeto de extensão “Potencializando afetividade e crítica através da arte e da dialogicidade: das vidas invisíveis ou das invisibilidades do objeto saúde” ao qual esta dissertação está vinculada. O projeto foi realizado durante o ano de 2015 e 2016, período concomitante ao percurso do mestrado. O relato foi dividido em três partes: a) Estudando Bolsa Família e cinema, (b) Ensaiando para o documentário e (c) Apresentando a atividade de extensão. Concluímos que as atividades relacionadas ao projeto de extensão possibilitaram vivenciar importantes experiências que contribuíram para aprimorar o tema de pesquisa. Reafirmamos a importância do trabalho interdisciplinar e do uso do cinema documentário para trabalhar e (re)pensar temas de interesse social como o Programa Bolsa Família, por meio da Psicologia Social Crítica e da Teoria das Representações Sociais.
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