Mostrar registro simples

dc.creatorWelter, Janaíne
dc.date.accessioned2019-09-17T17:39:04Z
dc.date.available2019-09-17T17:39:04Z
dc.date.issued2017-03-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18237
dc.description.abstractKeywords: This study aims to analyze the initial training from the National Curriculum Guidelines of Physical Education and its possibilities presented by the training proposals of the Licenciatura de caráter Ampliado e Minuta de Projeto de Resolução (2015). It is a research that adopts a critical position, having as theoretical side the dialectical historical materialism. The collection of information was based on the documentary analysis, based on the methodological categories of historicity, totality, contradiction, mediation, praxis and in the content categories: Physical Education; Initial training and educational policies. The DCNEF of 2004 presents as characteristics the need to develop skills and abilities, a conception of Physical Education as health promoter, fragmentation of knowledge that culminates in the dichotomy Degree and Bachelor. The Licenciatura de caráter Ampliado is a proposal of formation, based on historicity and praxis as a scientific matrix, showing that there are possibilities of overcoming a unilateral formation linked to the capitalist mode of production. It was found that the Minuta de Projeto de Resolução (2015) resents many characteristics of the Resolução 07/2004 and presents a succinct advance when proposing the unification for the courses of Physical Education. It can be seen that based on the three proposals of initial formation in Physical Education listed – DCNEF de 2004, Licenciatura de caráter Ampliado e Proposta de Minuta de Resolução (2015) – there is only a possibility of formation that is resistant to the advances of the capitalist system, the proposal form the Licenciatura de caráter Ampliado.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectDiretrizes curricularespor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectCurricular guidelineseng
dc.titleAs diretrizes curriculares nacionais na formação inicial em educação física: realidade e possibilidadespor
dc.title.alternativeThe national curricular guidelines in initial training in physical education: reality and possibilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar a formação inicial a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física e suas possibilidades apresentadas pelas propostas de formação da Licenciatura de caráter Ampliado e Minuta de Projeto de Resolução (2015). Trata-se de uma pesquisa que adota um posicionamento crítico, tendo como vertente teórica o materialismo histórico dialético. A coleta das informações foi realizada a partir da análise documental, com base nas categorias metodológicas da historicidade, totalidade, contradição, mediação, práxis e nas categorias de conteúdo: Educação Física; formação inicial e políticas educacionais. A DCNEF de 2004 apresenta como características a necessidade de desenvolver competências e habilidades, uma concepção de Educação Física como promotora de saúde, fragmentação do conhecimento que culmina na dicotomia Licenciatura e Bacharelado. A Licenciatura de caráter Ampliado é uma proposta de formação, pautada na historicidade e na práxis como matriz científica, evidenciando que existem possibilidades de superação de uma formação unilateral atrelada ao modo de produção capitalista. Constatou-se que a Minuta de Projeto de Resolução (2015) apresenta muitas características da Resolução 07/2004 e apresenta um sucinto avanço ao propor a unificação para os cursos de Educação Física. Percebe-se que com base nas três propostas de formação inicial em Educação Física elencadas – DCNEF de 2004, Licenciatura de caráter Ampliado e Proposta de Minuta de Resolução (2015) – somente encontra-se uma possibilidade de formação que se coloca resistente aos avanços do sistema capitalista, a proposta da Licenciatura de caráter Ampliado.por
dc.contributor.advisor1Ribas, João Francisco Magno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2539825151216671por
dc.contributor.referee1Sagrillo, Daniele Rorato
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352764284122471por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3526166435285581por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International