dc.creator | Goulart, Juliana Sonego | |
dc.date.accessioned | 2019-09-17T19:11:10Z | |
dc.date.available | 2019-09-17T19:11:10Z | |
dc.date.issued | 2017-06-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18240 | |
dc.description.abstract | The present study aimed to identify the factors that influence in the academic experience. For
that, an online questionnaire, Questionnaire of Academic Experiences (QAE-r), was applied
to the students of two campuses of a Federal Institution in the countryside of the Rio Grande
do Sul State. The campuses were chosen according to their area of formation, being one of the
health area and another of the technology. The sample had 287 respondents, being these 61%
female students and 39% male students. The presentation of the collected information is
organized in two articles, the first one related to the description of the information concerning
the dimensions that involve the academic experience, being these: personal, interpersonal,
institutional, career and study. The second article focuses on correlational analysis, with an
area division of concentration of the training and by period of course, the latter being divided
into university entrance, intermediate phases and end of course. Data analysis presented a
lower mean in the personal dimension and the larger in the career dimension. In the
correlation analysis, the results pointed to differences related to the period of the course, being
the largest numbers in the group that represented university admission. Regarding the area of
concentration, the numbers of the correlation analysis of the dimensions presented some
differences, and the health area presented significant correlations in all dimensions; Already in
the area of technology, there was a decrease in the significant correlations, being that the ones
of greater value are related to the career. Stand out the importance of studies that are of
interest beyond the year of the student´s entry into the institution, as well as being more
focused on issues related to the personal dimension. Other instruments can be used in order to
collect more information about the academic reality regarding their experience. The
institution presents an important role in the management of all the manifestations existing in
its context, and it is interesting to investigate the way it looks at the experience of its students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vivências acadêmicas | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.subject | Instituições de ensino | por |
dc.subject | Academic living | eng |
dc.subject | College students | eng |
dc.subject | Educational institutions | eng |
dc.title | Vivências acadêmicas: análise de fatores que interferem na experiência universitária | por |
dc.title.alternative | Academic living: analysis of factors interfering in the university experience | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente estudo teve por objetivo identificar os fatores que possuem influência na vivência
acadêmica. Para tal, foi realizada a aplicação de um questionário online, Questionário de
Vivências Acadêmicas (QVA-r), para os estudantes de dois campi de uma instituição federal
do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Os campi foram escolhidos em função de sua
área de formação, sendo um da área da saúde e outro da tecnologia. A amostra contou com
287 respondentes, sendo estes 61% de estudantes do sexo feminino e 39% do sexo masculino.
A apresentação das informações coletadas está organizada em dois artigos, estando o primeiro
relacionado à descrição das informações referentes às dimensões que envolvem a vivência
acadêmica, sendo estas: pessoal, interpessoal, institucional, carreira e estudo. O segundo
artigo tem seu foco nas análises correlacionais, com divisão por área de concentração da
formação e por período de curso, sendo este último divido em entrada na universidade, fases
intermediárias e final de curso. A análise dos dados apresentou uma menor média na dimensão
pessoal e a maior para a dimensão carreira. Na análise de correlação, os resultados apontaram
para diferenças relacionadas ao período de curso, sendo os números maiores encontrados no
grupo que representava a entrada na universidade. Com relação à área de concentração, os
números da análise de correlações das dimensões apresentaram algumas diferenças, tendo a
área da saúde apresentado correlações significativas em todas as dimensões; já na área de
tecnologia, houve uma diminuição nas correlações significativas, sendo que as de maior valor
estão relacionadas com a carreira. Destaca-se a importância de estudos que tenham seu
interesse para além do ano de entrada dos estudantes na instituição, bem como apresentem
maior foco nas questões referentes à dimensão pessoal. Outros instrumentos podem ser
utilizados a fim de coletar mais informações sobre a realidade acadêmica no que se refere à
sua vivência. A instituição apresenta um importante papel no manejo de todas as
manifestações existentes em seu contexto, sendo interessante também investigar o olhar que o
local de ensino possui da vivência de seus estudantes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Samara Silva dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315602265197011 | por |
dc.contributor.referee1 | Vasconcellos, Silvio José Lemos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1853136773126959 | por |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Marco Antonio Pereira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6791290388385210 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5644690531344891 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |