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dc.contributor.advisorZonatto, Vinícius Costa da Silva
dc.contributor.advisorKrüger, Cristiane
dc.creatorTeixeira, Matheus Marques
dc.date.accessioned2019-09-18T16:36:11Z
dc.date.available2019-09-18T16:36:11Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.date.submitted2019-07-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18259
dc.description.abstractThis study analyzes the relationship between the maturity of the management models of the junior companies and the entrepreneurial behavior of their members, investigated from the entrepreneurial behavioral characteristics and the entrepreneurial intention. The Descriptive research, carried out by means of a survey and quantitative data approach, reached 151 students participating in junior companies associated with FEJERS. The results show that not all the students of the research present the entrepreneurial behavioral characteristics researched. Of those who present, characteristics related to commitment and search for information predominate. The characteristics that present less frequency in the analyzed sample are to take calculated risks and persistence. In relation to the entrepreneurial intention, the results also differ between the analyzed sample, having students that do not present such behavior. Regarding the maturity level of the management models of the junior companies participating in the study, 17 are at the highest clustering levels (four and five), which indicates greater maturity in management systems. The analysis of the relationship between the studied variables allows to conclude that, in the sample analyzed there is a relation between certain entrepreneurial behavioral characteristics and the intention of the students to undertake. However, there was no evidence of a direct association between these variables and the maturity level of management models. The results provided evidence that such influence should occur from the time of student stay in junior companies, since there is a positive and significant relationship between the students' length of stay in the EJ's and the management models adopted by these entities . Thus, it is believed that this is a necessary condition for the effects of the management model to reflect better entrepreneurial behavior.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectComportamento empreendedorpor
dc.subjectIntenção empreendedorapor
dc.subjectModelo de gestãopor
dc.subjectEmpresas juniorespor
dc.subjectEntrepreneurial behavioreng
dc.subjectEntrepreneurial intentioneng
dc.subjectManagement modelseng
dc.subjectJunior companieseng
dc.titleEvidências da relação entre características comportamentais empreendedoras, intenção empreendedora e modelos de gestãopor
dc.title.alternativeEvidence of the relationship between entrepreneurial behavioral characteristics, entrepreneurial intention and management modelseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoEste estudo analisa a relação entre a maturidade dos modelos de gestão das empresas juniores e o comportamento empreendedor de seus membros, investigado a partir das características comportamentais empreendedoras e da intenção empreendedora. A pesquisa de cunho descritivo foi realizada por meio de levantamento e abordagem quantitativa dos dados, alcançou 151 estudantes participantes de empresas juniores associadas a FEJERS. Os resultados mostram que nem todos os estudantes participantes da pesquisa apresentam as características comportamentais empreendedoras pesquisadas. Daqueles que apresentam, predominam as características relacionadas a comprometimento e busca de informações. As características que apresentam menor frequência na amostra analisada são correr riscos calculados e persistência. Em relação a intenção empreendedora, os resultados também diferem entre a amostra analisada, havendo alunos que não apresentam tal comportamento. Quanto ao nível de maturidade dos modelos de gestão das empresas juniores participantes do estudo, 11 destas encontram-se nos níveis de clusterização mais elevados (quatro e cinco), o que indica maior maturidade em sistemas de gestão. A análise da relação entre as variáveis estudadas permite concluir que, na amostra analisada, há relação entre determinadas características comportamentais empreendedoras e a intenção dos estudantes em empreender. Porém, não encontrou-se evidências de uma associação direta entre estas variáveis e o nível de maturidade dos modelos de gestão. Os resultados encontrados forneceram indícios de que tal influência deve ocorrer a partir do tempo de permanência dos alunos nas empresas juniores, uma vez que há relação positiva e significativa entre o tempo de permanência dos estudantes nas EJ’s e os modelos de gestão adotados por estas entidades. Assim, acredita-se que esta é uma condição necessária para que os efeitos dos modelos de gestão possam refletir em melhor comportamento empreendedor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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