dc.contributor.advisor | Rosa, Robson Machado da | |
dc.creator | Almeida, Caroline Silva de | |
dc.creator | Lehr, Francine | |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T16:36:25Z | |
dc.date.available | 2019-09-18T16:36:25Z | |
dc.date.issued | 2017-06-29 | |
dc.date.submitted | 2017-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18261 | |
dc.description.abstract | Given the importance of education and the reduction of public resources in this area, the efficient management of these resources is essential. For this reason, the present study regards as problematic the existence of a relationship between efficiency and productivity of public spending, in the initial years of Santa Maria/RS municipal schools, in the period from 2010 to 2014. Thus, the objective was to analyze comparatively the efficiency and productivity of public expenditures at this stage of school education in the municipality of Santa Maria/RS. Regarding to the methodological framework, this research is characterized as descriptive, documentary and qualitative, with efficiency data calculated using the Data Envelopment Analysis (DEA) method and productivity established by the Brazilian Basic Development Index (IDEB). The operation of the data was given by BCC model output orientation. The results obtained from standard efficiency and normalized composite efficiency demonstrated the schools considered efficient and inefficient in the allocation of resources, whereas in 2010 seven schools were efficient, in 2012 eight schools were considered efficient and in 2014 only five schools. The schools considered inefficient had their respective targets, to achieve efficiency, presented by the DEA method. In the three years of the study, the majority of them were above the goals set by the Federal Government. It can be concluded that, for the years studied, it was not possible to establish a relationship between efficiency and productivity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Eficiência | por |
dc.subject | Efficiency | eng |
dc.subject | Analise envoltória de dados (DEA) | por |
dc.subject | Escolas | por |
dc.subject | Data envelopment analysis (DEA) | eng |
dc.subject | Schools | eng |
dc.title | Eficiência e produtividade dos gastos públicos da educação fundamental do município de Santa Maria/RS | por |
dc.title.alternative | Efficiency and productivity of public spending of the primary education in the city of Santa Maria/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | Diante da importância da educação e da redução de recursos públicos nesta área é essencial uma gestão eficiente destes recursos. Por este motivo, o presente estudo apresenta como problemática a existência de relação entre eficiência e produtividade dos gastos públicos, nos anos iniciais das escolas municipais de Santa Maria/RS, no período de 2010 a 2014. Deste modo, objetivou-se analisar comparativamente a eficiência e a produtividade dos gastos públicos nesta etapa de ensino das escolas do município de Santa Maria/RS. No que diz respeito ao enquadramento metodológico esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e qualitativa com dados de eficiência calculados através do método da análise envoltória de dados (DEA) e produtividade estabelecida pela nota do Índice Brasileiro de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A operacionalização dos dados deu-se pelo modelo BCC orientação output. Os resultados obtidos de eficiência padrão e eficiência composta normalizada demonstraram as escolas consideradas eficientes e ineficientes na alocação dos recursos, onde em 2010 sete escolas foram eficientes, no ano de 2012 oito escolas foram consideradas eficientes e em 2014 apenas cinco escolas. As escolas consideradas ineficientes tiveram seus respectivos alvos, para atingir a eficiência, apresentados pelo método DEA. Estes, em sua maioria, encontraram-se, nos três anos do estudo, acima em relação as metas estabelecidas pelo Governo Federal. Conclui-se que, não foi possível estabelecer para os anos estudados, relação entre eficiência e produtividade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |