Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZonatto, Vinícius Costa da Silva
dc.creatorZanotto, Júlia Ziliotto
dc.date.accessioned2019-09-18T16:38:07Z
dc.date.available2019-09-18T16:38:07Z
dc.date.issued2019-07-04
dc.date.submitted2019-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18265
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the influence of psychological capital on the motivation for learning and acquisition of knowledge of students of an Accounting Sciences course. The methodology used to conduct the study was a descriptive research, through a survey with 235 students from the Accounting Sciences course of a higher education institution, and a quantitative data approach. The data were collected through a questionnaire application, which was printed out and applied to students personally in the classrooms. The collected data were tabulated in Google forms and after obtaining the spreadsheet, the data were imported to SPSS® and AMOS® software for statistical treatment. To achieve the objectives of this study, a theoretical model of analysis was created, containing three hypotheses, which deal with the influence of psychological capital on the motivation for learning (H1) and on the acquisition of knowledge (H2) and the mediating effects of motivation for learning in this relation (H3). The results reveal that psychological capital positively influences the motivation for learning. Likewise, it exerts a direct and significant influence on the acquisition of knowledge. These evidences show that when students develop their psychological capital, their learning behavior is boosted. In the same way, the evidences show that in these conditions student’s capacity for acquiring new knowledge is elevated. The motivation for learning also had a positive influence on the acquisition of knowledge, which indicates that it acts as a mediator of the relationship between psychological capital and knowledge acquisition. This mediation occurs complementarily, in which the effects of psychological capital are direct and indirect in knowledge acquisition. These results allow us to conclude that students with higher psychological capital are more motivated to learn and tend to present higher levels of acquired knowledge in the course of Accounting Sciences.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCapital psicológicopor
dc.subjectPsychological capitaleng
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAprendizagem e aquisição conhecimentospor
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectLearning and knowledge acquisitioneng
dc.titleInfluência do capital psicológico na motivação para aprendizagem e aquisição de conhecimentospor
dc.title.alternativeInfluence of psychological capital on the motivation for learning and acquisition of knowledgeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar a influência do capital psicológico na motivação para aprendizagem e aquisição de conhecimentos de alunos do curso de Ciências Contábeis. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi uma pesquisa descritiva, realizada com procedimentos de levantamento, com 235 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior, e uma abordagem quantitativa dos dados. A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário, diretamente aplicado aos alunos nas salas de aulas. Os dados coletados foram tabulados no formulário do Google e, após a obtenção da planilha eletrônica, foram importados aos softwares SPSS® e AMOS® para tratamento estatístico. Para atingir os objetivos do estudo, foi desenvolvido um modelo teórico de análise, contendo três hipóteses, que versam sobre a influência do capital psicológico na motivação para aprendizagem (H1) e na aquisição de conhecimentos (H2) e dos efeitos mediadores da motivação para aprendizagem nesta relação (H3). Os resultados revelam que o capital psicológico influencia positivamente a motivação para aprendizagem. Do mesmo modo, exerce influência direta e significativa sobre a aquisição de conhecimentos. Essas evidências mostram que, quando os alunos desenvolvem seu capital psicológico, seu comportamento para aprendizagem é potencializado. Da mesma forma, revelam que nessas condições sua capacidade para aquisição de novos conhecimentos é elevada. A motivação para aprendizagem também apresentou influência positiva na aquisição de conhecimentos, o que indica que ela atua como mediadora da relação entre o capital psicológico e aquisição de conhecimentos. Essa mediação ocorre de maneira complementar, em que os efeitos do capital psicológico são diretos e indiretos na aquisição de conhecimentos. Estes resultados permitem concluir que alunos com maior nível de capital psicológico são mais motivados para aprender e tendem a apresentar maiores níveis de conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples