Análise custo/volume/lucro como instrumento gerencial: um estudo de caso em um posto de combustíveis do Rio Grande do Sul
Resumo
A contabilidade como provedora de informações úteis para a análise da situação econômica e patrimonial das empresas, muito tem a contribuir para as pequenas e médias, nas quais o gerenciamento se dá de maneira empírica, com conhecimento em experiências práticas passadas. Este estudo foi desenvolvido junto a um posto de combustíveis, considerado de pequeno porte, cujo gerenciamento necessitava de informações de caráter econômico e financeiro. Para tal, fez-se uso da Análise Custo/Volume/Lucro e buscou-se responder a seguinte questão-problema: qual é o mix de comercialização capaz de fazer frente aos custos e despesas totais? Nesse intuito, objetivou-se determinar o mix de comercialização médio mensal, primeiramente identificando as receitas (em unidades e em valor) e gastos da empresa, posteriormente apurando a margem de contribuição unitária e total dos principais produtos do posto, para com essas variáveis (gastos fixos, margem de contribuição e volume de vendas) determinar o ponto de equilíbrio (PE) financeiro. Após, atribuiu-se a cada produto a sua participação no PE financeiro, ou seja, o mix de comercialização no PE. A fim de contribuir com mais informações, elaborou-se também a Demonstração de Resultado Gerencial e a Margem de segurança do posto. Em seus aspectos metodológicos a pesquisa se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, e para o atendimento dos seus objetivos, esta consiste em uma pesquisa descritiva. Sob o aspecto dos procedimentos adotados, é um estudo de caso com a utilização das técnicas de entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Dentre os principais resultados, destaca-se que o PE financeiro médio mensal, em unidades, corresponde a 50.542,43 e, em valor R$ 221.197,99. O estudo também apurou que o produto Gasolina Comum é o de maior participação no Ponto de equilíbrio mix. Concluiu-se que a Análise Custo/Volume/Lucro possui aplicabilidade a pequena empresa e gera inúmeros benefícios a mesma. Revelou ao gestor do Posto de Combustíveis estudado diversas informações que não eram do seu conhecimento como, quais os produtos possuem maior Margem de Contribuição Total, qual o volume de vendas em que as receitas igualam-se aos gastos, qual o resultado operacional gerencial.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [645]