Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, Leonardo Lima
dc.date.accessioned2019-10-07T16:06:22Z
dc.date.available2019-10-07T16:06:22Z
dc.date.issued2019-03-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18492
dc.description.abstractThis work aims to design and analyze a system capable of draining the energy stored in battery bank, or ESS (Energy Store System), supplying the demand for a bus that emulates the electric power system, from of the Dual Active Bridge (DAB) DC-DC converter. To motivate the of the case study a survey of the energy matrix for power generation is carried out, with emphasis on electric energy from the insertion of renewable energy sources, electric vehicles, smart grids connecting them to the existing system, with the use of DC-DC converters to manage the energy between them and the ESS. In the study the DAB converter the main characteristics in the backward flow process are analyzed, such as the direction of the circulating current in the circuit during the operation stages. From the average model for small signals that represents the converter, considering the addition of an inductive filter, will analyze the frequency domain responses of the open-loop transfer functions functions to assign in each plan the compensators according to project specifications. Two distinct controls are applied, one to maintain the constant voltage on the DC bus and other to keep the batteries discharge current constant, being attributed to the compensators slow response to any disturbance since the dynamics of energy delivery by the batteries is considered slow. For experimental results, initially a DC voltage source capable of emulating the same energy levels as the battery pack is connected provides, then a resistive load arrangement of 320 is connected to the DAB converter, which imposes 500W of power on the DC bus. The results are obtained in open loop to validate the operation of the converter, soon after, the loops are closed and then applied disturbances in the reference and in the load. Finally, the battery bank is connected and the total discharge is made, first applying the control keeping the voltage constant in the DC bus and in the second keeping the discharge current constant. In view of these characteristics, all results are presented during the discharge process of the batteries.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConversor dual active bridgepor
dc.subjectDescarga de bateriaspor
dc.subjectModelo e controle do DABpor
dc.subjectDual active bridge convertereng
dc.subjectDischarge of batterieseng
dc.subjectModel and control of DABeng
dc.titleModelagem e controle do conversor Dual Active Bridge (DAB) aplicado ao gerenciamento da entrega de energia de um banco de bateriaspor
dc.title.alternativeModeling and control of the Dual Active Bridge (DAB) converter applied to the management of the energy delivery of a battery bankeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo projetar e analisar um sistema capaz de drenar a energia armazenada em bancos baterias, ou ESS (do inglês, Energy Store System), suprindo a demanda de um barramento que emula o Sistema Elétrico de Potência (SEP), a partir da utilização do conversor CC-CC bidirecional Dual Active Bridge (DAB). Para motivação ao estudo de caso é realizado o levantamento da matriz energética com ênfase na geração de energia elétrica a partir da inserção de fontes de energias renováveis, veículos elétricos, smart grids conectado ao SEP existente, com o emprego de conversores CC-CC para gerenciar a energia entre esses e o ESS. No estudo do conversor DAB são analisadas as principais características no processo do fluxo reverso, como o sentido das correntes que circulam no circuito durante as etapas de operação. A partir do modelo médio linearizado para pequenos sinais que representa o conversor, considerando a adição de um filtro indutivo, serão analisadas as respostas no domínio da frequência das funções de transferências em malha aberta para atribuir em cada planta os compensadores de acordo com especificações do projeto. Dois controles distintos são aplicados, um para manter a tensão constante no barramento CC e outro para manter a corrente de descarga das baterias constante, sendo atribuído aos controladores respostas dinâmicas de lenta atuação a qualquer distúrbio, uma vez que a dinâmica de entrega de energia pelas baterias é considerada lenta. Para resultados experimentais, inicialmente é conectada uma fonte de tensão CC capaz de emular os mesmos níveis de energia que o banco de baterias fornece, então conecta-se ao conversor DAB um arranjo de cargas resistivas de 320 que impõe a potência de 500W no barramento CC. São obtidos os resultados em malha aberta para comprovação do funcionamento do conversor, logo após são fechadas as malhas e aplicados distúrbios na referência e na carga. Por fim, o banco de baterias é conectado e a descarga total é feita, no primeiro momento aplicando o controle mantendo a tensão constante no barramento CC e no segundo mantendo a corrente de descarga constante. Diante dessas características, são apresentados todos os resultados durante o processo de descarga das baterias.por
dc.contributor.advisor1Schuch, Luciano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6395346342569490por
dc.contributor.advisor-co1Roggia, Leandro
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0659100987065792por
dc.contributor.referee1Bisogno, Fábio Ecke
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267716868501584por
dc.contributor.referee2Dupont, Fabrício Hoff
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2244266032297061por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4149281529137286por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International