dc.contributor.advisor | Reisdorfer, Vitor Kochhann | |
dc.creator | Gerhart, Caroline | |
dc.date.accessioned | 2019-10-09T18:04:55Z | |
dc.date.available | 2019-10-09T18:04:55Z | |
dc.date.issued | 2016-12-14 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18534 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | Cooperation is presented as a model of social organization, with clearly defined principles and values, which must be followed by all the cooperatives. This study brings a brief background about the cooperative movement and its benefits to the society, focusing on one of these principles. The objective was, through a bibliographic and documental research, to analyze in which way the project “Me + You = Better World” is according to the 5th principle of cooperation, aimed at the cooperative education. The basis of the theoretical framework is supported on the assumptions pointed by Schneider (2010) and Seibel (2001), the main authors studied. The methodology used, on the other hand, is based on Neves (1998) and Lakatos (2010), which discuss the research kinds and approaches. According to the obtained results, it was concluded that the project, which have been developed in several years, is being conducted according to the 5th principle of cooperation adequately, with concepts and content based in this cooperative principle. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação cooperativa | por |
dc.subject | Cooperativismo | por |
dc.subject | Cooperativa | por |
dc.subject | Cooperative education | eng |
dc.subject | Cooperation | eng |
dc.subject | Cooperative | eng |
dc.title | Análise do 5º princípio do cooperativismo com foco na educação cooperativa no projeto “eu + você = mundo melhor” da Cotripal - Panambi | por |
dc.title.alternative | Analysis of the 5th principle of cooperation focusing on the cooperative education in the project “me + you = better world” of Cotripal – Panambi | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas | por |
dc.description.resumo | O cooperativismo apresenta-se como um modelo de organização social, com princípios e valores claramente definidos, e que devem ser seguidos por todas as cooperativas. Este estudo trás um breve histórico sobre o movimento cooperativo e seus benefícios para a sociedade, com foco em um destes princípios. Objetivou-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, analisar de que forma o projeto “Eu + Você = Mundo Melhor” está de acordo com o 5º princípio do cooperativismo, voltado à educação cooperativa. A base de sustentação teórica está apoiada nos pressupostos apontados por Schneider (2010) e Seibel (2001), os principais autores estudados. A metodologia utilizada, por sua vez, baseia-se em Neves (1998) e Lakatos (2010), que dissertam sobre tipos e abordagens de pesquisa. Com base nos dados obtidos, conclui-se, que o projeto, que já vem sendo desenvolvido há vários anos, está sendo dirigido de acordo com o 5º princípio do cooperativismo, de modo adequado, com conceitos e o seu conteúdo embasado nesse princípio cooperativo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Politécnico da UFSM | por |