Projeto Aluno Especial II da UFSM: educação e envelhecimento
Resumo
Esta dissertação teve como tema de pesquisa educação e envelhecimento e foi discutida a partir dos aportes teóricos da Gerontologia. O objetivo foi pesquisar a relação da educação através da formação continuada oferecida pelo Projeto Aluno Especial II para o envelhecimento do idoso com este vínculo acadêmico. A metodologia teve como abordagem teórico-metodológica a pesquisa qualitativa, por se tratar de um tipo de pesquisa que compreendeu os fenômenos sociais, a partir da análise dos sujeitos, o Aluno Especial II, suas percepções e compreensão da realidade. A Universidade Federal de Santa Maria veio como pioneira na abertura do espaço para integração do idoso, ofertando a possibilidade de o mesmo cursar disciplinas através da Resolução 11/92, independentemente de realização de prova e de escolaridade mínima. A partir do ponto de vista dos quatro idosos (Alunos Especial II), do idealizador do Projeto e do representante do Departamento de Registro e Controle Acadêmico essa pesquisa oferecerá à Instituição subsídios para que a formação continuada, principalmente à relacionada ao envelhecimento, possa ser ainda mais qualificada. Entre os resultados, ressaltam-se os subsídios de que ainda é necessário ampliar a divulgação e criar novos projetos para o público dos idosos na UFSM. Portanto, o Projeto Aluno Especial II oferece a formação continuada e perpassa a confiança aos alunos em acreditar que sempre há tempo de aprender e que o conhecimento faz progredir na vida, possibilitando novas descobertas e realizações pessoais.
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