dc.creator | Souza, Patrick Borges Ramires de | |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T14:41:15Z | |
dc.date.available | 2019-10-23T14:41:15Z | |
dc.date.issued | 2019-03-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18652 | |
dc.description.abstract | This research analyzed the performative construction of the São Paulo/SP artist, Linn da
Quebrada, from its insertion in the digital media, between 2016 and 2018. In order to do so, I
performed a digital ethnography through perambulation, seeking to understand the uses it
makes of the platforms of digital media, especially YouTube, Facebook and Instagram, for
projection as an artist, as well as for self-construction in dialogic relationship with platforms
and their audiences. The focus is on the digital media, considering that they are part of a
context of digital society, and in which they act from a logic of mass self-communication, in
terms of which any person becomes consumer and content producer with the internet. At the
same time, the platforms manage modes of identification, which is why I use them to analyze
how Linn uses them. The analysis was made from the intersection of different categories that
constitute processes of identification in the current society, such as gender, sexuality and
generation, and that are present in the narratives produced by the performativity of the artist. I
draw on Judith Butler's concepts of precariousness and performativity to understand Linn's
relationship between the paradox of visibility and recognition as an artist who achieves certain
visibility from performative engagements promoted with digital media in relation to
hegemonic media. The research examines these apparent paradoxes and reflects on how the
artist emerges from the problematization of issues involving gender, sexuality, body, travesti
desire, travesti (in) visibility, and narratives aimed at creating conditions of non-precarious
existence of a bixa body, travesti, black and periphery. In addition, I have shown that the
construction of its performativity with digital media points to changes in the mode of musical
production and relations between artists and audiences in a digital society. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídias digitais | por |
dc.subject | Linn da Quebrada | por |
dc.subject | Precariedade | por |
dc.subject | Performatividade | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Digital media | eng |
dc.subject | Precariousness | eng |
dc.subject | Performativity | eng |
dc.subject | Genre | eng |
dc.subject | Sexuality | eng |
dc.title | “Bixa, preta, trans e periférica”: Linn da Quebrada e as performatividades de gênero dissidentes com as mídias digitais | por |
dc.title.alternative | “Bixa, black, trans and peripheral”: Linn da Quebrada and the gender dissident performativity with digital media | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa analisou a construção performativa da artista de São Paulo/SP, Linn da
Quebrada, a partir de sua inserção nas mídias digitais, entre 2016 a 2018. Para tanto, realizei
uma etnografia digital por perambulação, buscando compreender os usos de que ela realiza
das plataformas de mídias digitais, em especial YouTube, Facebook e Instagram, para a
projeção enquanto artista, assim como para a construção de si em relação dialógica com as
plataformas e suas audiências. O enfoque se dá a partir das mídias digitais por considerar que
fazem parte de um contexto de sociedade digital, e na qual elas atuam a partir de uma lógica
de autocomunicação de massas, em termos de que qualquer pessoa passa a ser consumidora e
produtora de conteúdo com a internet. Concomitantemente, as plataformas agenciam modos
de identificação, razão pela qual por elas perambulo para analisar como Linn as utiliza. A
análise foi realizada a partir da intersecção de diferentes categorias que constituem processos
de identificação na sociedade atual, tais quais gênero, sexualidade e geração, e que estão
presentes nas narrativas produzidas pela performatividade da artista. Lanço mão dos conceitos
de precariedade e performatividade, ambos de Judith Butler, para compreender a relação que
Linn estabelece entre o paradoxo da visibilidade e do reconhecimento enquanto artista que
alcança certa visibilidade a partir de engajamentos performativos promovidos com as mídias
digitais, na relação com as mídias hegemônicas. A pesquisa examina esses aparentes
paradoxos e reflete sobre o modo como a artista emerge a partir da problematização de
questões envolvendo gênero, sexualidade, corpo, o desejo travesti, a (in)visibilidade travesti e
narrativas que visam criar condições de existência não precária de um corpo bixa, travesti,
negro e de periferia. Além disso, evidenciei que a construção de sua performatividade com as
mídias digitais aponta para mudanças no modo de produção musical e de relações entre
artistas e audiências em uma sociedade digital. | por |
dc.contributor.advisor1 | Balieiro, Fernando de Figueiredo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1754073430664136 | por |
dc.contributor.referee1 | Siqueira, Monalisa Dias de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0994530332510835 | por |
dc.contributor.referee2 | Duque, Tiago | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5923842290182625 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0962789926747619 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Sociologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |