Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStorch, Laura Strelow
dc.creatorSimioni, Eduardo Silva
dc.date.accessioned2016-07-08T20:33:04Z
dc.date.available2016-07-08T20:33:04Z
dc.date.issued2015-12-14
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1869
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Jornalismo, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis present research’s work discusses the construction of journalistic event in segmented communication channels, systematized in this work by the example of YouTube channel "OmeleTV" which integrates Omelete site, in the coverage of the film "Avengers - Age of Ultron." We start from the understanding that, in the Internet, the informational narrative happens from specific criteria linked to public segments to which they are intended. So that we can see the realization of this very particular form of event construction, our general objective is to understand how the content produced by OmeleTV, referring to the Avengers - Age of Ultron, build this event to your niche audience, Nerd and Geek. To achieve this general objective, the specific objectives have been designed to attempt to understand the culture Nerd / Geek as a particular form of culture, and placed in a global perspective, present in cyberspace. We also seek to discuss the type of journalism done by these segmented communication channels, by appropriating the journalistic discourse. Still we are trying to understand how the event is built from matrixes that are specific to the Nerd and Geek axis, and of the journalistic communication matrix. The methodology used was the Content Analysis, which allowed the observation of the 27 videos that make up the excerpt of the study. We seek to detect trends and production contexts, in the informational OmeleTV practice, in the construction of the event. The analysis showed that the OmeleTV draws on the own matrix of the Nerd and Geek culture (comics and Marvel movies) and of the journalistic matrix to legitimize as a communication channel, from micro-events, build an event.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJornalismo segmentadopor
dc.subjectAcontecimentopor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectOmeleTVpor
dc.subjectVingadores - Era de Ultronpor
dc.subjectSegmented journalismeng
dc.subjectEventeng
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectAvengers - Age of Ultroneng
dc.titleAvante cozinheiros! A construção do acontecimento jornalístico pelo OmeleTV na cobertura de Vingadores - Era de Ultronpor
dc.title.alternativeCozinheiros assemble! The construction of journalistic event by OmeleTV in coverage of Avengers - Age of Ultroneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Jornalismopor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa procura discutir a construção do acontecimento jornalístico em canais de comunicação segmentados, sistematizado neste trabalho pelo exemplo do canal no YouTube “OmeleTV”, que integra o site Omelete, na cobertura do filme “Vingadores – Era de Ultron”. Partimos da compreensão de que, na Internet, a narrativa informacional acontece a partir de critérios específicos, vinculados aos segmentos de públicos a que são destinados. A fim de que se possa visualizar a materialização desta forma muito particular de construção do acontecimento, o nosso objetivo geral é compreender como o conteúdo produzido pelo OmeleTV, referentes à Vingadores – Era de Ultron, constrói esse acontecimento para o seu público de nicho, Nerd e Geek. Para chegarmos neste objetivo geral, foram concebidos os objetivos específicos que procuram compreender a cultura Nerd/Geek como uma forma particular de cultura, e inserida em uma perspectiva global, presente no ciberespaço. Também procuramos discutir o tipo de jornalismo feito por estes canais de comunicação segmentada, ao se apropriar do discurso jornalístico. Ainda procuramos compreender como o acontecimento é construído a partir das matrizes que são próprias do eixo Nerd e Geek e da matriz comunicacional do jornalismo. A metodologia empregada foi a de Análise de Conteúdo, que permitiu a observação dos 27 vídeos que compõem o recorte da pesquisa. Buscamos detectar tendências e contextos de produção, na prática informacional do OmeleTV, na construção do acontecimento. A análise mostrou que o OmeleTV se vale das matrizes próprias da cultura Nerd e Geek (quadrinhos e filmes da Marvel) e da matriz jornalística para se legitimar enquanto canal de comunicação e, a partir de micro-acontecimentos, construir um acontecimento.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples