Estudos em linguística contrastiva (LC): uma pesquisa bibliográfica de teses e dissertações presentes no Portal Capes
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sobre os estudos realizados de 2000 a 2018 na área de Linguística Aplicada no Brasil, mais especificamente na Linguística Contrastiva, centrando-se nas pesquisas que envolvem Análise de Erros (AE) e Interlíngua (IL) de hispanofalantes aprendizes de Português Língua Estrangeira (PLE) e falantes de Português Brasileiro aprendizes de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). O corpus desta pesquisa foi coletado no Portal da CAPES, seu Catálogo de Teses e Dissertações; optamos pelo uso dessa plataforma de pesquisa, uma vez que, segundo a própria CAPES, uma de suas funções é cobrar das universidades a produção de trabalhos de pós-graduação e divulgá-los. Ao total, foram encontrados, no referido site, 81 títulos de trabalhos realizados em universidades espalhadas pelas cinco regiões do país. Em seguida, buscou-se verificar se todos os trabalhos estavam disponíveis em seus formatos completos no site; a partir desse exame, constatou-se que as teses e as dissertações anteriores ao ano de 2013 não contavam com versões completas para acesso on-line na plataforma. A partir dessa constatação, fez-se necessário uma busca pelos trabalhos que não estavam disponibilizados no site, de modo que foram realizadas pesquisas em sites de universidades, em blogs, dentre outros. Realizou-se a procura mais precisamente das produções completas on-line, na medida em que que, em pleno século XXI, na era da informação digital, o acesso e a divulgação dos trabalhos em sua versão digital rompem fronteiras físicas e geram a possibilidade de uma maior divulgação das produções nacionais da área. A partir dos dados coletados na plataforma CAPES e das dissertações de 2000 até 2012 localizadas em outros sites, decidiu-se dividir este trabalho em duas partes. Na primeira, foram analisados os dados coletados de todos os 81 estudos identificados, procedendo-se a um levantamento sobre as universidades em que foram produzidos, suas localizações e quais as instituições que se destacam por apresentarem uma maior produção na área em relação às outras. Já a segunda parte dedicou-se a analisar as teses e as dissertações que foram encontrados os trabalhos completos on-line resultando em um total de 38 trabalhos entre PLE e ELE. Das produções disponíveis na internet, foram realizados levantamentos sobre as universidades que dispõem do maior acervo digital com relação aos trabalhos presentes na página da CAPES, os orientadores da área, os objetivos dos trabalhos, os autores utilizados pelos pesquisadores brasileiros ao se tratar de LC e os autores utilizados para a metodologia dos trabalhos. Também buscamos responder como se configuram, em âmbito nacional, os estudos de AE e IL em PLE para Hispanos e ELE para brasileiros. Como resultados de nossa investigação, verificamos que, apesar de existirem programas de pós-graduação que produzem trabalhos em ambos os lados, ainda há poucas pesquisas que trabalham com o foco na LC, em especial em se tratando do ensino de PLE, área que se mostrou muito pouco explorada no brasil. Ademais, foi possível perceber que o acesso aos estudos da área ainda é muito restrito, sendo a maioria, cerca de 69% da produção,
disponibilizada apenas em sua versão impressa. Espera-se que esta dissertaçãocontribua para criar um panorama das pesquisas relacionadas ao estudo de PLE e ELE a partir da AE e da IL, proporcionando aos pesquisadores uma base para que possam enxergar possíveis lacunas a serem supridas e conhecer suportes teóricos na área.
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