Representações da identidade feminina gaúcha: análise cultural midiática do documentário "Ciranda Cultural de Prendas - 40 Anos"
Resumo
Este trabalho busca identificar e compreender como a identidade feminina gaúcha é representada no documentário ―Ciranda Cultural de Prendas – 40 anos, lançado em 2010 pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), durante o quadragésimo Concurso de Prendas do Rio Grande do Sul. A escolha deste objeto é justificada por se tratar do primeiro produto audiovisual protagonizado pela representação feminina da identidade gaúcha, especificamente a Prenda. Para tanto, operamos uma análise cultural midiática calcada nos Estudos Culturais e inspiramo-nos nos protocolos do circuito da cultura propostos por Johnson (1997) e Du Gay et.al. (1999), para construirmos uma metodologia específica para este estudo. Desse modo, contemplamos diferentes instâncias que tensionam a construção dessas representações da mulher gaúcha, desde a ambiência de produção e regulação do documentário – incluindo olhares sobre o contexto do MTG e da Ciranda de Prendas –, até a análise textual do produto audiovisual, amparada nos estudos de Casetti e Chio (1999), abarcando elementos da narração, os sujeitos participantes do documentário, cenário e figurinos utilizados. O percurso analítico é perpassado por tensionamentos feitos a partir dos estudos de mídia e identidade, sobretudo no que tange à identidade regional e de gênero e sobre as diferentes representações de ―ser mulher gaúcha indicadas para as Prendas nessa produção audiovisual. Os resultados apontam cinco representações da mulher gaúcha indicadas para a Prenda, desde sua identificação com o patriarcado, com o positivismo, com o mito do gaúcho, com a participação no concurso do MTG e, de maneira inovadora, com a conquista feminina do mercado de trabalho.
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