A construção do ícone de moda: Gisele Bündchen no editorial da revista Vogue Brasil, edição especial de 40 anos da revista e 20 de carreira da modelo
Resumo
O presente trabalho tem como tema principal entender como esteticamente a Revista Vogue Brasil constrói a modelo Gisele Bündchen como um ícone de moda no editorial de fotos da edição especial de 40 anos de aniversário da revista e de 20 anos de carreira da modelo. Nosso objetivo geral visa compreender esta construção de ícone, enquanto que os objetivos específicos almejam analisar a estética das fotografias que compõem o editorial. Busca também compreender o espaço concedido à modelo para a realização deste ensaio fotográfico e identificar os signos presentes nas fotos do editorial e assim construir um percurso de sentido para entendermos como a Revista Vogue constrói o ícone através da metodologia proposta por Roland Barthes (1990). A escolha por analisarmos a Revista Vogue Brasil neste estudo se deteve a sabermos que esta é a maior revista sobre moda do país e está entre as cinco mais influentes no mundo. Além disso, a edição especial de seu aniversário acarretou num recorde de vendas e se tornou item de colecionador. Ademais, tivemos a curiosidade de saber como a revista estabelece o ícone de moda que é Gisele Bündchen, através principalmente do editorial que constrói percepções de sua vida. Baseamos-nos teoricamente em preceitos sobre imaginário da beleza e do corpo, de conceitos sobre padrões de beleza, consumo de moda atrelada a estilo de vida e ao jornalismo de revista e especificamente de moda. Assim, percebemos que a Revista Vogue Brasil constrói a modelo como alguém poderosa ao possuir o espaço grande dentro do editorial da revista e o tema do ensaio fotográfico ser sobre a vida e convicções da modelo Gisele Bündchen.