Uma análise sobre sistemas de informação governamentais para educação profissional e tecnológica: na busca pela qualificação dos dados declarados
Resumo
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em função de investimentos e melhorias nas políticas públicas e programas que aumentaram o número de vagas e de instituições de ensino de nível técnico e profissional no Brasil. Nesse contexto, os Sistemas de Informação (SI) Educacenso, Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e Plataforma Nilo Peçanha (PNP) destacam-se como ferramentas de obtenção de dados que dão suporte ao planejamento, execução e controle de ações voltadas à EPT. A partir da identificação de desconformidades e dificuldades de inserções, funcionamento e divulgação de resultados desses SI, tendo em vista sua relevância para a gestão pública, percebeu-se a necessidade de estudá-los, a fim de se elencar pontos que precisam ser melhorados, contribuindo, assim, com a qualificação e confiabilidade dos dados declarados. Quanto a sua metodologia, o presente trabalho é descrito como uma pesquisa exploratória aplicada, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, produzido mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas com pessoas responsáveis pelos abastecimentos dos SI pesquisados em estabelecimentos de ensino pertencentes a Rede Privada e as Redes Pública Municipal, Estadual e Federal do município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. De maneira geral, esta pesquisa buscou analisar cada SI, compreendendo seus propósitos e funcionalidades, identificando suas principais dificuldades, sob a ótica dos usuários responsáveis por seus preenchimentos. Constatou-se que os sistemas não funcionam conforme o planejado, que possuem uma série de instabilidades e problemas em seus mecanismos de treinamento, coleta, armazenamento, fiscalização e análise de dados, além do fato de seus usuários não conhecerem a importância de seus trabalhos e não compreenderem o que é e para que serve cada sistema. A falta de integração, comunicação e fluidez de informações entre setores e órgãos governamentais parece ser um grande empecilho à construção de uma visão global, que facilitaria a proposição de estratégias e medidas mais assertivas e eficientes acerca da educação nacional.
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