Mostrar registro simples

dc.contributor.otherAlós, Anselmo Peres
dc.contributor.otherSouto, Andrea do Roccio
dc.contributor.otherFelippe, Renata Farias de
dc.creatorSouto, Andrea do Roccio
dc.creatorAlós, Anselmo Peres
dc.creatorOliveira, Ubiratan Paiva de
dc.creatorFerreira, Dina Maria Martins
dc.creatorGarcia, Wilton
dc.creatorTavares, Enéias Farias
dc.creatorWerner, Juliana de Abreu
dc.creatorRocha, Tibério Caminha
dc.creatorMarchi, Darlan de Mamann
dc.creatorMutter, Débora
dc.creatorCunha, João Manuel dos Santos
dc.creatorKleaim, Luiz Cláudio
dc.creatorFerreira, Sérgio Rodrigo da Silva
dc.creatorCastro, Paul Melo e
dc.date.accessioned2019-12-04T12:46:34Z
dc.date.available2019-12-04T12:46:34Z
dc.date.issued2017-01-01
dc.identifier.isbn978-85-93513-01-5por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19092
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteratura comparadapor
dc.subjectCinemapor
dc.titleFigurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidadepor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoQue discussões, problematizações e representações do mundo contemporâneo estão sendo veiculadas pelo cinema? De que maneiras são articuladas, pelo discurso narrativo fílmico, as representações de raça e etnia, de gênero e de sexualidade, do nacional e do estrangeiro, do eu e do outro, do próprio e do alheio? Como são problematizadas as paisagens culturais contemporâneas por diretores, produtores e roteiristas? Como o cinema vem problematizando, desde os primórdios do século XX até a contemporaneidade, a complexa dialética entre identidade e alteridade? Cabem ainda, no campo teórico e conceitual, distinções como cinema comercial, cinema de vanguarda, cinema de arte, cinema de autor, cinema underground e cinexploitation, em um mundo onde as fronteiras e os limites entre tais categorias se fazem cada vez mais híbridos, fluidos e contaminados? A partir dessa perspectiva, quais os recursos mobilizados pelo cinema dos séculos XX e XXI para reler a historiografia oficia, subvertendo-a e/ou questionando-a? Essas são algumas das provocações que foram lançadas pelos organizadores do presente livro aos colaboradores convidados para o volume. O resultado deste conjunto de estudos pode ser percebido no modo como os olhares comparatistas, historiográficos e teóricos são aqui apresentados, em uma organização que privilegiou primeiramente um redimensionamento daquilo que se percebe como releitura do cânone, seja em termos de gênero, tema ou estruturação de determinadas visões de mundo. Em um segundo momento, para além das discussões que envolvem diretores e obras estrangeiras, o olhar dos autores volta-se sobre os problemas brasileiros envolvendo a produção cinematográfica atual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto