Aspectos fonológicos e auditivos em diferentes abordagens terapêuticas: ensaio clínico randomizado
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar e comparar as variáveis fonológicas como inventário fonético, sistema fonológico, gravidade do desvio fonológico, traços distintivos alterados e processos fonológicos, bem como consciência fonológica e consciência fonoarticulatória, além dos aspectos auditivos e das habilidades presentes no Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência. As comparações dos aspectos fonológicos e auditivos foram realizadas pré e pós período de tratamento fonológico intensivo de crianças que apresentavam desvio fonológico. Foram destinadas 25 sessões de terapia para cada criança. As mesmas foram distribuídas de forma aleatória entre três grupos. O grupo 1, Placebo, não recebeu nenhum tratamento específico para os desvios de fala, apenas utilizou o recurso do computador para jogar em um website. No grupo 2, Ciclos-Tradicional, foi utilizado o Modelo de Ciclos Modificado. O grupo 3, SIFALA, utilizou a proposta do Modelo de Estratos por Estimulabilidade e Complexidade dos Segmentos, que foi desenvolvido em formato de software e nomeado Software de Intervenção de Fala − SIFALA. A categorização desses grupos obedece às questões metodológicas de um ensaio clínico randomizado. A avaliação das crianças e o tratamento do grupo SIFALA foram realizados pela pesquisadora responsável. Os outros dois grupos foram tratados por acadêmicas de iniciação científica do Curso de Fonoaudiologia da UFSM. A reavaliação de todos os procedimentos foi executada por fonoaudiólogas com experiência nas áreas de fala e audição que não possuíam conhecimento a respeito das variáveis da pesquisa, o que categoriza este ensaio como simples-cego. Após o período de tratamento, comparou-se os dados por meio da análise estatística, utilizando como critério estimar os efeitos, em cada grupo de terapia, por meio do modelo de regressão linear com efeitos mistos para as variáveis com respostas quantitativas. Também foi utilizado o modelo logístico politômico para as variáveis qualitativas ordinais, entre outros testes, que validaram estes dois modelos. Entre eles estão os testes Exato de Fisher, Shaphiro-Wilk e Levene T, para amostras correlacionadas, e Análise de Variância. Foram utilizados, ainda, o teste Qui-Quadrado e o teste de Wilcoxon para análise das habilidades e variáveis do Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência. Para todos os testes, foi fixado o nível de significância de 0,05. A maioria das crianças tratadas apresentou evoluções nas variáveis fonológicas e auditivas. Os modelos terapêuticos utilizados cumpriram com o objetivo do tratamento fonológico, podendo-se apontar como inovador e diferenciado o modelo utilizando software – SIFALA.
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