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dc.creatorTeixeira, Lilian Pinto
dc.date.accessioned2019-12-06T21:26:31Z
dc.date.available2019-12-06T21:26:31Z
dc.date.issued2019-08-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19125
dc.description.abstractThe shoulder is a naturally unstable joint that is essentially dependent on muscles and neuromuscular control for stability. Physiological adaptations in the glenohumeral joint are expected in throwing athletes due to repetitive and atraumatic shoulder movement in sports, which may lead to proprioceptive deficits. Proprioception can be divided three submodalities: joint position sense, kinesthesia, and force sense. The active joint repositioning test is considered one of the most functional ways of assessing joint position sense. The aim of this study was to compare shoulder joint position sense in female handball and volleyball athletes. Ninety-two handball (n = 56) and volleyball (n = 36) individuals from the city of Santa Maria, aged 13 to 24 years and without symptoms in the shoulder and neck region were evaluated. The assessment of joint position sense was performed by active joint repositioning test using a digital inclinometer (Acummar - model ACU001). During the tests, the subjects remained blindfolded and used a headset to decrease visual and auditory feedback, respectively. The movements evaluated were shoulder scaption (target angles of 55º, 90º and 125 °) and external rotation (60º and 80 °). The constant error in the repositioning test was analyzed using two-way repeated measures ANOVA, considering sports, age and training time factors between subjects and target angle as intra-subject factor. The tests were performed at a significance level of 5% and all statistical analyzes used the SPSS Windows program (SSPS, Chigaco, IL, USA). There was interaction between sport and angle in the shoulder lift repositioning test, with handball athletes performing worse at 90 ° when compared to 55 ° and volleyball athletes with greater errors at 125 ° than 55 ° and 90 °. The largest repositioning errors occurred at the highest amplitudes for lift movement, with no differences for rotational motion. Younger athletes with shorter training time performed worse in their joint position sense. These results demonstrate differences in joint position sense in volleyball and handball athletes that can guide preventive strategies, especially in younger and inexperienced athletes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOmbropor
dc.subjectPropriocepçãopor
dc.subjectAtletas de arremessopor
dc.subjectShouldereng
dc.subjectProprioceptioneng
dc.subjectAthetics overheadeng
dc.titleSenso de posição articular em atletas femininas de handebol e voleibolpor
dc.title.alternativeJoint position sense in female handball and volleyball athleteseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO ombro é uma articulação naturalmente instável e dependente essencialmente dos músculos e do controle neuromuscular para a sua estabilidade. Adaptações fisiológicas na articulação glenoumeral são esperadas em atletas arremessadores devido ao movimento repetitivo e atraumático do ombro no esporte, podendo gerar déficits proprioceptivos. A propriocepção pode ser divida em três submodalidades: senso de posição articular, cinestesia e senso de força. O teste de reposicionamento articular ativo é considerado uma das formas mais funcionais de avaliação do senso de posição articular O objetivo desse estudo foi comparar o senso de posição articular do ombro em atletas femininas de handebol e voleibol. Foram avaliadas 92 atletas femininas de handebol (n=56) e voleibol (n=36) da cidade de Santa Maria, com idade entre 13 a 24 anos e que não apresentem sintomas na região de ombro e pescoço. A avaliação do senso de posição articular do membro dominante foi realizada por meio do teste de reposicionamento articular ativo utilizando um inclinômetro digital (Acummar – modelo ACU001). Durante os testes, os sujeitos permaneceram com os olhos vendados e utilizaram um fone de ouvido para diminuir o feedback visual e auditivo, respectivamente. Os movimentos avaliados foram a elevação em plano de escápula (ângulos alvos de 55º, 90º e 125°) e a rotação lateral (60º e 80°). . O erro constante no teste de reposicionamento foi analisado por meio de ANOVA de medidas repetidas de dois fatores, considerando esporte, idade ou tempo de treino fatores entre sujeitos e ângulo-alvo como fator intra-sujeito. Os testes foram realizados ao nível de significância de 5% e todas as análises estatísticas utilizaram o programa SPSS Windows (SSPS, Chigaco, IL, USA). Houve interação entre esporte e ângulo no teste de reposicionamento de elevação do ombro, com as atletas de handebol apresentando piores desempenhos a 90° quando comparado a 55° e as atletas de voleibol com maiores erros a 125° do que a 55° e 90°. Os maiores erros de reposicionamento ocorreram nas amplitudes mais altas para o movimento de elevação, sem diferenças para o movimento de rotação. As atletas mais jovens e com menor tempo de treino tiveram pior desempenho no senso de posição articular. Esses resultados demonstram diferenças no senso de posição articular em atletas de voleibol e handebol que podem servir como estratégias preventivas, especialmente em atletas mais jovens e inexperientes.por
dc.contributor.advisor1Saccol, Michele Forgiarini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6336612282081567por
dc.contributor.referee1Sousa, Catarina de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5522647106933904por
dc.contributor.referee2Corazza, Sara Teresinha
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3820760544357387por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4420017005918177por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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