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dc.creatorKoche, Isaque Guilhermando
dc.date.accessioned2019-12-09T13:57:06Z
dc.date.available2019-12-09T13:57:06Z
dc.date.issued2019-05-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19127
dc.description.abstractFintech are Startups-type organizations that provide innovative financial services enabled by Information Technology (Zavolokina et al., 2016). These new businesses have attracted billions in investment around the world and led the Fintechs universe to grow exponentially. In this sense, the present research sought to investigate the model and innovation strategies of the Fintechs business model in Rio Grande do Sul, as well as the innovation strategies found in the study of Caria (2017) - data monetization, customer-centric focus and ecosystem. To achieve these objectives, a qualitative approach was adopted through semi-structured interviews with managers, clients and participants of the ecosystem of the four Fintechs of Rio Grande do Sul. The collection instrument was constructed based on several authors, the main ones being Osterwalder and Pigneur (2010) and Caria (2017). The main results show the elements of each organization's business model framework. In addition, it was possible to verify through the analysis of interviews and documents that there are four innovative strategies of the Fintechs business model studied in the present work. The strategies that have emerged are: democratization of financial services, transparency, focus on underserved segments and intuitive platforms. As a suggestion of future research, it is suggested the elaboration of studies on the innovation strategies of the business model found in the work. In addition, can increase the number of organizations studied and replicate this study in Fintechs from other Brazilian states, with different methodological approaches.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFintechpor
dc.subjectModelo de negóciopor
dc.subjectEstratégia de inovação do modelo de negóciopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectComponentes do modelo de negóciopor
dc.subjectBusiness modeleng
dc.subjectBusiness model innovation strategieseng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectBusiness model componentseng
dc.titleA inovação do modelo de negócio em Fintechs do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeThe bussines model innovation in fintechs of Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs Fintech são organizações do tipo startups que fornecem serviços financeiros inovadores habilitados pelas tecnologias da Informação (Zavolokina et al., 2016). Esses novos negócios têm atraído bilhões em investimentos ao redor do mundo e levado o universo das Fintechs a crescer exponencialmente. Nesse sentido, a presente pesquisa procurou investigar o modelo e as estratégias de inovação do modelo de negócio das Fintechs do Rio Grande do Sul, assim como, as estratégias de inovação encontradas no trabalho de Caria (2017) - monetização de dados, foco centrado no cliente e ecossistema. Para atingir tais objetivos, adotou-se uma abordagem qualitativa através de entrevistas semi-estruturadas com gestores, clientes e participantes do ecossistema de quatro Fintechs do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta foi construído com base em diversos autores, sendo os principais: Osterwalder e Pigneur (2010) e Caria (2017). Os principais resultados encontrados demonstram os elementos do framework do modelo de negócio de cada organização. Além disso, foi possível verificar através da análise das entrevistas e dos documentos que há quatro movas estratégias de inovação do modelo de negócio das Fintechs estudadas no presente trabalho. As estratégias que emergiram são: democratização dos serviços financeiros, transparência, foco em segmentos sub-atendidos e plataformas intuitivas. Como sugestão de pesquisas futuras, sugere-se a elaboração de estudos sobre as estratégias de inovação do modelo negócio encontradas no trabalho. Além disso, pode-se aumentar o número de organizações estudadas e replicar este estudo em Fintechs de outros estados brasileiros, com abordagens metodológicas distintas.por
dc.contributor.advisor1Bobsin, Debora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741757650191659por
dc.contributor.referee1Cruz, Cassiana Maris Lima
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5645437695677200por
dc.contributor.referee2Bichueti, Roberto Schoproni
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5060454514705901por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2351433554381502por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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