Experimentação através da resolução de problemas como ferramenta metodológica para formação de professores para o ensino de ciências na EPT
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a capacitação de professores atuantes ou em formação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o uso da Experimentação através da Resolução de Problemas como ferramenta potencializadora do Ensino de Ciências na Educação Profissional e Tecnológica. A partir de situações-problema relacionadas ao cotidiano, espera-se que o educador assuma um caráter investigativo para encontrar soluções práticas. Desta forma, este trabalho baseou-se na formulação de um curso estruturado em quatro encontros presenciais e dois via Skype, em que foram apresentados o referencial teórico sobre a Experimentação através da Resolução de Problemas e alguns exemplos de problemas que podem ser utilizados em sala de aula. Também foi solicitado que os docentes cursistas desenvolvessem problemas e aplicassem os mesmos em uma de suas turmas de atuação da Educação Profissional e Tecnológica e, posteriormente, apresentassem os resultados obtidos nestas intervenções. Como forma de avaliação, os docentes participaram de uma roda de conversa a fim de discutir algumas questões previamente selecionadas e também elaboraram mapas conceituais sobre a metodologia aplicada. A pesquisa buscou a qualificação docente e proporcionou momentos de formação continuada, bem como o desenvolvimento da criticidade e de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à educação profissionalizante. Levando em conta a importância da prática experimental, fez-se referência a uma experimentação não distante da realidade social, que tratasse de assuntos cotidianos, através da Resolução de Problemas a fim de instigar o caráter investigativo dos sujeitos da pesquisa. Como resultados obteve-se a formulação de problemas sobre ligações químicas, modelos atômicos, metais pesados e estequiometria. Os relatos dos professores cursistas demostraram que a Resolução de Problemas associada a experimentação é uma ótima ferramenta metodológica para o Ensino de Ciências, porém é uma metodologia que exige planejamento e organização, mas que ao final tem um resultado positivo e válido, tanto para os alunos quanto para os próprios docentes. A oficina atendeu aos objetivos esperados, pois considera-se que os momentos de formação continuada foram essenciais para a formação dos docentes da EPT que participaram da oficina, tendo estes agregado conhecimentos sobre a Experimentação através da resolução de Problemas.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: