Metodologias ativas com recursos didáticos não digitais utilizados na prática docente em educação profissional e tecnológica
Resumo
Este estudo se desenvolveu junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da
Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa em
Inovação para Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo Geral
investigar se as Metodologias Ativas, utilizadas com recursos didáticos não digitais
na prática docente, podem amenizar a falta da tecnologia no Curso Técnico de
Secretariado da Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Professora Maria
Rocha, localizada em Santa Maria/RS, decorrente da escassez de investimentos por
parte do estado. Justifica-se a relevância do estudo por investigar uma proposta de
inserção de Metodologias Ativas para amenizar a ausência tecnológica. Foi utilizado
delineamento de estudo de caso de caráter qualitativo. Os dados foram analisados
através da estratégia geral baseada nas proposições teóricas e concluímos que a
aplicação das Metodologias Ativas com recursos didáticos não digitais exerceu um
papel essencial para um ensino participante, rompendo com métodos pouco
atrativos e minimizando as carências tecnológicas.
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