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dc.creatorRamos, Thanise Beque
dc.date.accessioned2019-12-24T13:19:38Z
dc.date.available2019-12-24T13:19:38Z
dc.date.issued2019-08-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19224
dc.description.abstractThis paper presents the final results of the research project developed at the Academic Master’s Degree in Professional and technological Education of the Industrial Technical College of Santa Maria at the Federal University of Santa Maria. The project aims to investigate if Experimentation based on Problem Solving methodology may be a viable alternative to enhance Chemistry Teaching in Professional and Technological Education. It intends to address the theoretical foundations of teaching Training, Experimentation and Problem Solving, Concept Maps besides doing a brief summary of the path of Professional Education in Brazil, as well as to present a bibliographic record on the subject in question. The methodological foundation is based on Design Based Research (DBR), which proposes to identify real problems by everybody involved in the research, and the application of practical and innovative solutions to the identified problems, through interactive cycles, producing new practices that improve education and also include qualitative and quantitative methods for analyzing results. Data are analyzed by Bardin Content Analysis. The implementation of the first and second iterative cycles takes place in a federal Institution of Rio Grande do Sul, in a Pharmacy Technician Course, in the Instrumental Chemistry discipline. The results demonstrated despite the challenges, a Problem Solving coupled with Experimentation, show a promising possibility in Chemistry Teaching in Professional and Technological Education. However, it is necessary an effective teacher mediation to prompt students to do work that disengage them from routine and put them as active subjects in the construction of their own knowledge. In this perspective, the use of technological resources such as comics, social networks, WebQuest, among others, proved to be possibilities for students to feel stimulated to solve the proposed problem. In addition, Concept Maps have shown potentiality for using them as an evaluative tool, since they are the image of the cognitive construction of the subjects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.titleA resolução de problemas e a experimentação: metodologias para o ensino de química na educação profissional e tecnológicapor
dc.title.alternativeThe problem solving and experimentation: methodologies for chemical teaching in professional and technological educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados finais do projeto de pesquisa desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria na Universidade Federal de Santa Maria. O projeto tem como objetivo investigar se a Experimentação apoiada na metodologia da Resolução de Problemas pode ser uma alternativa viável para potencializar o Ensino de Química na Educação Profissional e Tecnológica. Pretende-se abordar os fundamentos teóricos da Formação Docente, Experimentação e Resolução de Problemas, Mapas Conceituais além de, fazer um breve resumo do caminho da Educação Profissional no Brasil, bem como apresentar um recorte de um levantamento bibliográfico sobre o assunto em questão. A fundamentação metodológica baseia-se na Design Based Research (DBR), a qual propõe identificar problemas reais por todos envolvidos na pesquisa, e a aplicação de soluções práticas e inovadoras para os problemas identificados, através de ciclos iterativos, produzindo novas práticas que aprimoram a educação, bem como incluir métodos qualitativos e quantitativos para análise dos resultados. Os dados são analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin. A implementação do primeiro e segundo ciclo iterativo se dá em uma Instituição Federal do Rio Grande do Sul, em um curso Técnico em Farmácia, na disciplina Química Instrumental. Os resultados demonstram que apesar dos desafios, a Resolução de Problemas aliada à Experimentação demonstram ser uma possibilidade promissora no Ensino de Química na Educação Profissional e Tecnológica, no entanto, necessita-se de uma mediação eficaz do professor para instigar os estudantes a realizarem um trabalho que os desacomoda da rotina e os coloca como sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento. Nesta perspectiva, o uso de recursos tecnológicos como histórias em quadrinhos, redes sociais, WebQuest, entre outros, demonstraram ser possibilidades para que os estudantes se sentissem estimulados a resolver o problema proposto. Além disso, os Mapas Conceituais demonstraram potencialidade para uso como ferramenta avaliativa, visto que são a imagem da construção cognitiva dos sujeitos.por
dc.contributor.advisor1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.advisor-co1Ellensohn, Ricardopor
dc.contributor.referee1Goi, Mara Elisângela Jappe
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134633660161244por
dc.contributor.referee2Prestes, Osmar Damian
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632234955509028por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8006421538315723por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


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