Educação física, educação infantil e inclusão: repercussões da formação inicial
Abstract
O objetivo que conduziu esse estudo consiste analisar e compreender de que modo à experiência de iniciação à docência de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física em contexto de inclusão na Educação Infantil repercute sobre sua formação. O estudo teve como problemática a seguinte questão: O que os acadêmicos e egressos do PIBID expressam, por meio das narrativas de formação, sobre sua experiência de formação em contexto inclusivo na Educação Infantil? Para o entendimento desse processo foi realizado uma revisão de literatura sobre Inclusão Escolar, Educação Física e Educação Infantil, dando prosseguimento em caráter complementar uma revisão bibliográfica sobre inclusão. O procedimento metodológico, com o intuito de alcançar o objetivo, é caracterizado como um estudo descritivo de viés qualitativo. Como procedimento para a produção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 acadêmicos e egressos do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), visando à produção de narrativas sobre sua experiência no Programa institucional de Iniciação à Docência (PIBID) com a Educação Infantil, em contexto de inclusão. Como principais resultados o estudo abarcou, a partir das narrativas, importantes relatos sobre as experiências vividas no nível de Educação Infantil e com crianças com deficiência, apresentando a importância de um Programa de Iniciação à Docência na Formação Inicial de professores e estar inserido na educação básica de ensino, por meio das seguintes categorias: Iniciação à Docência e formação inicial; Iniciação à Docência, o processo de inclusão e a Educação Infantil; e, por último, Educação Infantil, Educação Física e Inclusão: Aprendizagens a partir da iniciação à docência. Conclui-se que o estudo não se resulta como finalizado, pois existem vários aspectos a serem estudados e aprofundados através da literatura científica da área. Notadamente, a experiência com a Educação Física no contexto da Educação Infantil, mostra-se como um terreno fértil para estudos que direcionem um olhar cuidadoso e sensível ao cotidiano vivido nas escolas.
Collections
The following license files are associated with this item: