Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRabenschlag, Denis Rasquin
dc.creatorThiellet, Luís Eduardo Vieira
dc.date.accessioned2020-01-06T13:59:50Z
dc.date.available2020-01-06T13:59:50Z
dc.date.issued2019-11-27
dc.date.submitted2019-11-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19283
dc.description.abstractThe proximity of a fossil fuel shortage and other issues linked to the use of that end up by making the substitution of the oil byproducts necessary. A solution that emerges to solve those issues is the electric automobiles. The present paper presents an economic viability assessment of a hybrid automobile in the city of Santa Maria-RS. Some situations were simulated, the first, that of an ordinary driver, and the second, that of a generic taxi driver from Santa Maria and at the end, other spreadsheets were simulated with the average of the km/year run by a driver with figures reaching between 30,000 and 60,000 ranging every ten to ten thousand in order to foresee under which aspects the investment in the hybrid automobile start to be viable. In the first case, the hybrid cars show to be very unviable. In the second case, with an average of km/year run by a taxi driver in Santa Maria assessed around 50,000, the deducted paybacks resulted in 5 years, the VPL in R$ 4,356.59 and the VAUE in R$ 1,017.33, showing to be viable. With the annual run distances above the 40,000 km/year the paybacks have already started to become interesting, waving as viable scenarios, however the high purchase value of the vehicle must not be ignored, not every person will be able to make this financial input. It is concluded thus that, for the electric vehicles to become a reality, a lot more tax incentive must be implanted by the government and probably the hybrid vehicles will make the transition between the automobiles with ICE and the pure electric.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutomóvel híbridopor
dc.subjectAnálise de viabilidade econômicapor
dc.subjectSanta Maria - RSpor
dc.subjectHybrid automobileeng
dc.subjectEconomic biability assessmenteng
dc.titleAnálise de viabilidade econômica de um automóvel híbridopor
dc.title.alternativeEconomic viability assessment of a hybrid automobileeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapor
dc.description.resumoA aproximação da escassez dos combustíveis fósseis e outros problemas atrelados ao uso dos mesmos acabam por fazer necessária a substituição dos derivados de petróleo. Uma solução que desponta para resolver esses problemas são os automóveis elétricos. O presente trabalho apresenta uma análise de viabilidade econômica de um automóvel híbrido na cidade de Santa Maria-RS. Foram simuladas algumas situações, a primeira, de um motorista comum, a segunda, de um taxista genérico de Santa Maria e por fim foram simuladas outras planilhas com as médias de km/ano percorridas por um motorista com valores entre 30.000 e 60.000 variando de dez em dez mil afim de prever sob que aspectos o investimento no veículo híbrido começa a ser viável. No primeiro caso os carros híbridos se mostram muito inviáveis. No segundo caso, com a média de km/ano percorrida de um taxista de Santa Maria avaliada por volta de 50.000, o payback descontado resultou em 5 anos, o VPL em R$ 4.356,59 e o VAUE em R$ 1.017,33, se mostrando viável. Com distâncias percorridas anuais acima de 40.000 km/ano os paybacks já começam a se tornarem interessantes, acenando como cenários viáveis, porém não se deve ignorar o alto preço de aquisição do veículo, não são todas as pessoas que podem fazer um grande aporte financeiro. Conclue-se que, para os veículos elétricos virarem uma realidade, muito mais incentivos fiscais devem serem implantados pelo governo e provavelmente os veículos híbridos farão a transição entre os automóveis a MCI e elétricos puros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples