Mostrar registro simples

dc.creatorLemos, Cássio Fernandes
dc.date.accessioned2020-01-27T11:27:12Z
dc.date.available2020-01-27T11:27:12Z
dc.date.issued2019-02-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19425
dc.description.abstractThe present dissertation in visual poetics deals with the production of the gameart "Thanatophobia", developed in the Graduate Program in Visual Arts / UFSM, in the line of research in Art and Technology, which consists of an artistic game realized in mixed reality. The gamearte approaches the characteristics common to the games, but is sustained by means of his poetics. It presents elements for interaction in a virtual environment, as well as uses physical interfaces, thus establishing an asymmetric interaction. This concept of asymmetric interaction, as pointed out in this research, concerns the participation of several interactors in different technological environments, each acting in a specific way according to each interface, yet exploiting the same virtual environment and shared actions. The theme of the artgame "Thanatophobia" is terror, being recurrent in several artistic works. Here, terror has a strong connection with the immersion of the interactors in a hostile environment, provoking different sensations, being fear the main of them. In order to establish such connections between game, art and terror, we investigate the concepts of games and gamearte, their relationship with the field of arts, interface and interactivity issues, as well as a reflection on asymmetric interaction from the development of the poetics of the artgame "Thanatophobia".eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectArte e tecnologiapor
dc.subjectGameartepor
dc.subjectInteração assimétricapor
dc.subjectTerrorpor
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectArt and technologyeng
dc.subjectArtgameeng
dc.subjectAsymmetric interactioneng
dc.subjectTerroreng
dc.titleGamearte com interação assimétrica: Thanatophobiapor
dc.title.alternativeArtgame with asymmetric interaction: Thanatophobiaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação em poéticas visuais aborda a produção da gamearte “Thanatophobia”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/UFSM, na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia, que consiste em um jogo artístico realizado em realidade mista. A gamearte se aproxima de características comuns aos jogos, porém sustenta-se por meio de sua poética. Apresenta elementos para interação em um ambiente virtual, bem como utiliza interfaces físicas, estabelecendo assim uma interação assimétrica. Tal conceito de interação assimétrica, apontado nesta pesquisa, diz respeito a participação entre diversos interatores em ambientes tecnológicos distintos, cada um agindo de forma específica de acordo com cada interface, contudo explorando o mesmo ambiente virtual e ações compartilhadas. O tema da gamearte “Thanatophobia” é o terror, sendo recorrente em diversas obras artísticas. Aqui, o terror possui forte ligação com a imersão dos interatores em um ambiente hostil, suscitando diferentes sensações, sendo o medo a principal. A fim de estabelecer tais conexões entre jogo, arte e terror, investiga-se os conceitos de jogos e gamearte, sua relação com o campo das artes, questões de interface e interatividade, bem como apresenta-se uma reflexão sobre interação assimétrica a partir do desenvolvimento da própria poética da gamearte “Thanatophobia”.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Andréia Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243757837987821por
dc.contributor.referee1Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1234650265478193por
dc.contributor.referee2Venturelli, Suzete
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129810966268826por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6554378305330077por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International