Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Rafael Chaves
dc.creatorRosa, Willian Siqueira da
dc.date.accessioned2020-02-03T16:13:56Z
dc.date.available2020-02-03T16:13:56Z
dc.date.issued2019-11-26
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationROSA, W. S. O cenário de ensino e pesquisa em ética na arquivologia: o caso do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria. 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)–Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19472
dc.description.abstractThis work aims to investigate the scenario of teaching and research in Ethics of the Archivology Course of the Federal University of Santa Maria, specifically, the relationship between the teaching of Ethics and its impact on the research developed by the students on the subject. Therefore, through the institutional website of the course on the web, the ementário and mandatory minimum bibliography of the discipline Ethics and Archival Legislation of the PPC of the course of 2004 was verified. After all, the CTCs produced by the students of the course and made available in the Laboratory of Arrangement, Description and Memory were identified, those who deal with themes related to Ethics, and it was verified that of 249 TCCs, only 4 deal on Ethics or peripheral subjects, a total of only 1.6% of the collection. With the selected TCCs, their central themes, keywords, type and nature of research, relationships of research with Ethics, compliance with their proposed objectives and, specifically, bibliographies used in CTCs were analyzed. of students' TCCs. Of the 103 bibliographic references found in the 4 TCCs surveyed, 42 references related to ethics, about 41% of the total. Of these 42 references identified and analyzed, none have a replica in the ementário of the discipline of Ethics and Archival Legislation. It was evidenced that, due to the curriculum being outdated, students are looking for bibliographies that are most commonly used today for the production of their CTCs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino e pesquisapor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectArquivologiapor
dc.subjectUFSMpor
dc.subjectTeaching and researcheng
dc.subjectEthicseng
dc.subjectArchival scienceeng
dc.titleO cenário de ensino e pesquisa em ética na arquivologia: o caso do curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe scenario of teaching and research in ethics in archivology: the case of the undergraduate course in Archivology of the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationArquivologiapor
dc.description.resumoEste trabalho objetiva investigar o cenário do ensino e pesquisa em Ética do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria, especificamente, a relação entre o ensino de Ética e seu impacto nas pesquisas desenvolvidas pelos discentes sobre o tema. Para tanto, através do sítio institucional do curso na web, foi verificado o ementário e bibliografia mínima obrigatória da disciplina Ética e Legislação Arquivística do PPC do curso de 2004. Após, foram identificados, dentre todos os TCCs produzidos pelos discentes do curso e disponibilizados no Laboratório de Arranjo, Descrição e Memória, aqueles que tratam de temáticas relacionadas à Ética, sendo verificados que de 249 TCCs, apenas 4 tratam sobre Ética ou assuntos periféricos, um total de apenas 1,6% do acervo. Com os TCCs selecionados, foram analisados seus temas centrais, palavras-chave, tipo e natureza de pesquisa, relações das pesquisas com a Ética, cumprimento de seus objetivos propostos e, especificamente, bibliografias utilizadas nas TCCs. Após, foram identificadas quais destas eram relacionadas a ética, autor, data de publicação, além de verificar se o ensino em ética no curso de Arquivologia/UFSM, na forma das bibliografias disponibilizadas como obrigatórias na ementa analisada, encontra contrapartida na produção de TCCs dos discentes. Das 103 referências bibliográficas encontradas nos 4 TCCs pesquisados, 42 referências relacionadas a ética, cerca de 41% do total. Destas 42 referências identificadas e analisadas, nenhuma possui réplica no ementário da disciplina de Ética e Legislação Arquivística. Evidenciou-se que, por conta de o currículo ser desatualizado, os discentes procuram bibliografias mais utilizadas atualmente para a produção de seus TCCs.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto