dc.creator | Foletto, Jussara | |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T13:43:40Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T13:43:40Z | |
dc.date.issued | 2019-07-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19475 | |
dc.description.abstract | Social and cultural issues tend to be important in the development of a society. The
municipality has been approached as a matter of protection of the cultural heritage of
the West Frontier of Rio Grande do Sul, through a municipality of a case study of a
non-profit social entity, which is maintained in a partnership between the private sector
and the Public sector. The inquiries that guided a research as actions of a social project
can impact a local society, contribute to the development of the human being and
preserve the culture. Aimed to analyze how cultural heritage can contribute to human
development through the social case project Cia de Artes Sem Fronteiras, from the
city of Itaqui - RS, it was also sought to look for the border presence. For this work, we
sought the theoretical reference on sustainability, society and cultural heritage, social
projects and a way of thinking and acting in this way, since, inserted in a border
environment, it acquires national and international customs. Quantitative and
qualitative research was conducted with students, teachers and parents, and it was
discovered that the benefits were generated. How did the students graduate in São
Paulo, where the best students are present, as well as improve themselves, the
development of the emphasis, the teamwork, know how to serve and the feeling of
belonging. Both parents and the community can help to understand and value their
own assets. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Patrimônio cultural | por |
dc.subject | Responsabilidade social | por |
dc.subject | Desenvolvimento humano | por |
dc.subject | Projetos sociais | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Cultural heritage | eng |
dc.subject | Social responsability | eng |
dc.subject | Human development | eng |
dc.subject | Social projects | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.title | Desenvolvimento humano através do patrimônio cultural: o caso da Companhia de Artes sem Fronteiras da cidade de Itaqui, RS, Brasil | por |
dc.title.alternative | Human development through cultural heritage: the case of Companhia de Artes sem Fronteiras of the city of Itaqui, RS, Brazil | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | As questões sociais e culturais têm adquirido importância no que tange ao
desenvolvimento de uma sociedade. O presente estudo abordou as questões
relacionadas à preservação do patrimônio cultural da Fronteira Oeste do Rio Grande
do Sul, no município de Itaqui, por meio de um estudo de caso de uma entidade social
sem fins lucrativos, que é mantida em parceria entre setor privado e setor público. As
indagações que nortearam a pesquisa foram sobre como as ações de um projeto
social podem impactar uma sociedade local, contribuindo para o desenvolvimento do
ser humano e preservando a cultura. Teve como objetivo geral analisar como o
patrimônio cultural pode contribuir com o desenvolvimento humano, por meio do
estudo de caso do projeto social Cia de Artes Sem Fronteiras, do município de Itaqui
- RS, verificando os benefícios que o projeto social gera na formação de um cidadão.
Buscou-se, também, verificar se havia preservação da cultura fronteiriça. Para este
trabalho, buscou-se referencial teórico sobre a sustentabilidade e sociedade,
patrimônio e preservação cultural, projetos sociais e a forma de pensar e agir desta
sociedade, que, uma vez inserida em um ambiente de fronteira, adquire costumes
nacionais e internacionais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa com os
alunos, professores e pais, a fim de verificar e comprovar os benefícios gerados por
tal projeto. Como resultados, constatou-se uma grande mudança na questão da
responsabilidade dos alunos, bem como melhor aceitação de si mesmos, o
desenvolvimento da empatia, o trabalho em equipe, o saber servir e o sentimento de
pertencimento. Tanto os pais quanto a comunidade aprenderam a compreender e a
valorizar o próprio patrimônio. | por |
dc.contributor.advisor1 | Saad, Denise de Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5104361169659851 | por |
dc.contributor.referee1 | Tatsch, Marcelo Pastoriza | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1911347589005687 | por |
dc.contributor.referee2 | Schaefer, Ricardo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6252923527505977 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5809605416154903 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |