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dc.creatorLied, Úrsula Maria Coelho
dc.date.accessioned2020-02-06T13:16:01Z
dc.date.available2020-02-06T13:16:01Z
dc.date.issued2019-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19498
dc.description.abstractThe purpose of this work is to demonstrate as the Metaphysics of Bergson about time and memory have lead him to their thesis about acknowledgement. The entanglement between these subjects was apresentate in Matter and Memory, but is in a later course, about the History of Theories of Memory, that Bergson has work both topics with relation a specific problem, the acknowledgement. How we akcknowledgement a object, a person or a sound, for example? The investigation of as happen the proccess of acknowledgement give from the bergsonian conception of time and memory because, for Bergson, the acknowledgemente is a union between past and present and between perception and memory. However, the perception that participate of to acknowledgement's act isn't a commum perception, it's that Bergson call dynamic scheme. Thus, the acknowledgement depends of a proccess in which are envolved the informations evocade by the memory (souvenirs) and the data grant from the perception in the present moment. Bergson claim that there are three types of acknowledgement, two are impersonal and one is personal. In the motor acknowledgement, although no are evocation of memories, there are unconscious participation of the movements that were learn in the past. The acknowledgement of images correspond to the situations in which we identificate the more several objects, places, words. The third type of acknowledgement is called for Bergson of personal acknowledgement because the subject acknowledgement the presented informations as like making part of your own history. Namely, while the two first types of acknowledgement don't envolve the own history of subject, the third type require necessarly that the subject evoque the past relation between him and the perceived object. During the elaboration of your ideas about the acknowledgement, Bergson examine some memory's theories, some previous to him other contemporaneous to him. Among these theories, Bergson grant mainly attention to the called associacionist psychology because consider it flawed in several points. All the bergsonian argumentation about the proccess of the acknowledgement depends on your theory of memory, that is, in turn, linked to the bergsonian notion of time. Thus, the Bergson's thesis about acknowledgement result of yours metaphysical hypothesis about time and memory. Your investigation on nature of past, present, memory and perception and about the relations among them lead him to the conclusion that the acknowledgement's act is a moment of cooperation among all these elements.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTempopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectReconhecimentopor
dc.subjectBergsonpor
dc.subjectTimeeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectAcknowledgementeng
dc.titleO processo do reconhecimento em Henri Bergson: metafísica do tempo e da memóriapor
dc.title.alternativeThe process of acknowledgement in Henri Bergson: metaphysics of time and memoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é demonstrar como a metafísica de Bergson sobre o tempo e a memória conduziram-no às suas teses sobre o reconhecimento. O entrelaçamento entre estes temas é apresentado já em Matéria e Memória, entretanto, é durante um curso posterior, sobre a História das Teorias da Memória, que Bergson trabalha ambos em relação a um problema específico, o reconhecimento. Como reconhecemos um objeto, uma pessoa ou som, por exemplo? A investigação de como acontece o processo do reconhecimento se dá a partir da concepção bergsoniana de tempo e memória porque, para Bergson, o reconhecimento é uma ligação entre o passado e o presente e entre a percepção e a memória. Entretanto, a percepção que participa do ato de reconhecer não é uma percepção comum, é o que Bergson chama de esquema dinâmico. Deste modo, o reconhecimento depende de um processo em que estejam envolvidas as informações evocadas pela memória (souvenirs) e os dados obtidos pela percepção no momento presente. Bergson afirma que há três tipos de reconhecimento, dois impessoais e um pessoal. No reconhecimento motor, embora não haja evocação de lembranças, há participação inconsciente de movimentos aprendidos no passado. O reconhecimento de imagens diz respeito às situações em que identificamos os mais diversos objetos, lugares, palavras. O terceiro tipo de reconhecimento é chamado por Bergson de reconhecimento pessoal, pois nele, o sujeito reconhece as informações apresentadas como fazendo parte da sua própria história. Ou seja, enquanto os dois primeiros tipos de reconhecimento não envolvem a história do próprio sujeito, o terceiro tipo requer necessariamente que o sujeito evoque a relação passada entre ele e o objeto percebido. Ao elaborar a sua ideia sobre como acontece o reconhecimento, Bergson analisa algumas teorias sobre a memória, algumas anteriores à sua época e outras contemporâneas a ele. Entre estas teorias, Bergson concede atenção principalmente à chamada psicologia associacionista, pois a considera equivocada em diversos pontos. Toda a argumentação bergsoniana sobre o processo do reconhecimento depende da sua teoria da memória, por sua vez, ligada à noção bergsoniana de tempo. Portanto, as teses de Bergson sobre o reconhecimento resultam das suas hipóteses metafísicas sobre o que o tempo e a memória são. A sua investigação sobre a natureza do passado, do presente, da memória e da percepção e de como acontecem as relações entre eles conduz à sua conclusão de que o ato de reconhecer é um momento de cooperação entre todos estes elementos.por
dc.contributor.advisor1Santos, César Schirmer dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518010795079534por
dc.contributor.referee1Silva, Mitieli Seixas da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6403769121859182por
dc.contributor.referee2Johanson, Izilda Cristina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1597611072661563por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7874017556346250por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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