Mostrar registro simples

dc.creatorStolz, Mariléia Lúcia
dc.date.accessioned2020-02-28T19:56:06Z
dc.date.available2020-02-28T19:56:06Z
dc.date.issued2019-09-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19677
dc.description.abstractThis research aimed to understand the experience of deaf students at Universidade Federal de Santa Maria. The literature review was organized into two chapters. The first addressed the topic of deafness, aiming at the legal aspects of inclusion, history, identity and culture; the second chapter deals with the deaf in higher education. This is a qualitative research that used the Case Study as a strategy to understand the phenomenon of five case studies, related to the academic experience of deaf students enrolled, in various undergraduate courses, with the age group of twenty four years up to thirty four years. Information was collected through semi-structured interviews, performed in Brazilian sign language, and later it was transcribed in Portuguese. It is hoped that the analysis of the collected information can help on the comprehension of the reality experienced by deaf academics.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVivência dos acadêmicos surdospor
dc.subjectSurdos universitáriospor
dc.subjectInstituição de ensino superior para surdopor
dc.subjectDeaf academics experienceeng
dc.subjectDeaf university studentseng
dc.subjectHigher education institution for the deafeng
dc.titleVivência acadêmica de estudantes surdos na UFSM: ingresso, adaptação, permanência e conclusãopor
dc.title.alternativeAcademic experience of deaf students at UFSM: access, adaptation, permanence and conclusioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo compreender a vivência de estudantes surdos na Universidade Federal de Santa Maria. A revisão de literatura foi organizada em dois capítulos. O primeiro abordou o tema da surdez, visando aos aspectos legais de inclusão, história, identidade e cultura; o segundo, surdos no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou o Estudo de Caso como uma estratégia para compreender o fenômeno da vivência acadêmica em estudantes surdos. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, realizada com cinco acadêmicos surdos matriculados. Espera-se que a análise das informações coletadas possa auxiliar a compreensão da realidade vivenciada pelos acadêmicos surdos.por
dc.contributor.advisor1Santos, Samara Silva dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602265197011por
dc.contributor.referee1Abaid, Josiane Lieberknecht Wathier
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6327242584611616por
dc.contributor.referee2Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514821940003826por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3927022794082658por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International