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dc.contributor.advisorAraujo, Paulo Roberto de Oliveira
dc.creatorCodevilla, Fábio Franco
dc.date.accessioned2020-08-12T03:54:23Z
dc.date.available2020-08-12T03:54:23Z
dc.date.issued1996
dc.date.submitted1996
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19945
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.titleEstúdio Aberto: onde o ouvinte é o debatedorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um projeto experimental na área de rádio. Os objetivos desse projeto foram produzir e apresentar quatro programas de debates; e analisar a dinâmica dos mesmos, levando em conta a produção, o desempenho do mediador e dos debatedores. O programa foi o Estúdio Aberto, produzido e apresentado pelos acadêmicos Fábio Franco Codevilla e Paulo Oscar Beheregarai Finger. O Rádio é o veículo de comunicação de maior alcance e mais próximo de seu público. Além disso, o ouvinte de Rádio é muito mais fiel do que um leitor ou um telespectador, e por isso, participa ativamente seja por telefone ou carta. Atualmente, o ouvinte não liga mais só para questionar, e sim para opinar. Nesse projeto, o conceito de interatividade no meio vai além de tudo isso, ou seja, o ouvinte é levado para dentro da emissora e para "dentro do Rádio", para ser parte da mesa debatedora. Por ser um projeto experimental ele necessita ter um caráter inovador. Logo o Estúdio Aberto não se assemelha aos programas de debates convencionais. A começar pela escolha dos convidados. Os programas de debates sempre levam especialistas em determinados temas para debaterem. No Estúdio Aberto, os debatedores foram pessoas comuns, da comunidade, enfim, pessoas que nao são autoridades no assunto. É claro que houve um critério de escolha desses convidados, que foi o seguinte: o convidado precisava ter o hábito de ouvir Rádio. Dessa maneira, há um contato ainda maior entre ouvinte e seu veículo de comunicação. O outro fator que difere o Estúdio Aberto dos debates convencionais é a escolha da pauta. As pautas dos programas sempre são escolhidas pelos próprios jornalistas, nesse projeto quem determinou a pauta, também foram ouvintes de Rádio. Além disso, foram gravados depoimentos de autoridades no tema para servir de incentivo ao debate. Os depoimentos deveriam ter, preferencialmente, pontos de vista antagônicos, havendo a possibilidade de todos serem inseridos no decorrer do programa. Essa foi a essência do Estúdio Aberto, um programa de debates onde o ouvinte é a autoridade. Os objetivos foram alcançados, uma vez que se verificou a viabilidade de se produzir programas desse gênero.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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