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dc.creatorKeller, Tatiana
dc.date.accessioned2020-09-21T17:37:25Z
dc.date.available2020-09-21T17:37:25Z
dc.date.issued2019-07-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19989
dc.descriptionCaderno didático para a disciplina LTV 1176 Fonética e Fonologia do portuguêspor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFonéticapor
dc.subjectFonologia do portuguêspor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleCaderno Didático LTV 1176 Fonética e Fonologia do Portuguêspor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEsse caderno didático foi elaborado para servir como apoio teórico e prático para as aulas da disciplina LTV 1176 – Fonética e Fonologia do Português, ministrada nos Cursos de Letras da Universidade Federal de Santa Maria. É importante ressaltar, no entanto que ele não substitui a leitura da bibliografia básica da disciplina, mas sim, serve para sistematizar os principais conceitos discutidos nas aulas. Além disso, fornece uma gama variada de exercícios a fim de que esses conceitos possam ser compreendidos e aplicados a dados de diversas línguas, com especial destaque para a língua portuguesa falada no Brasil. Fonética e Fonologia são as áreas da Linguística que têm como objeto de análise o som (por isso, ambas apresentam a mesma raiz grega). Todavia, divergem quanto à forma de analisá-lo. Essa diferença é tratada na parte inicial desse caderno, assim como são apresentados os conceitos básicos de cada uma dessas áreas. A segunda parte destina-se à caracterização dos sons do ponto de vista da Fonética Articulatória e à apresentação de alguns princípios de transcrição fonética, baseados no Alfabeto Fonético Internacional. Na terceira parte, são descritos os procedimentos analíticos, de cunho estruturalista, propostos por Kenneth Pike (1947) em sua análise fonêmica. Além disso, é exposta, no âmbito da Fonologia Gerativa, a Teoria dos Traços Distintivos, com ênfase na proposta de Noam Chomsky e Morris Halle (1968). A última parte desse caderno é dedicada à descrição e à análise de fenômenos relacionados aos sistemas vocálico e consonantal do português falado no Brasil, além de noções sobre sílaba e acento, conforme os ensinamentos de Joaquim Mattoso Câmara Jr. e de outros estudiosos, tais como Leda Bisol e Gisela Collischonn.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor


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