Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ethel Bastos da
dc.creatorMartins, Luciana Machado
dc.date.accessioned2020-09-25T18:04:35Z
dc.date.available2020-09-25T18:04:35Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20004
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Enfermagem, RS, 2019.por
dc.description.abstractWomen in domestic and family violence when accessing the judiciary face challenges and, in many cases, feel fragile and can be assisted when participating in interdisciplinary and intersectoral groups with educational actions. However, these are not always available for them to enjoy. Thus, this research project aimed to propose the training/reactivation of a multidisciplinary and intersectoral group of education with women in situations of domestic and family violence in the process of judicialization and psychosocial demands at the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) and Municipal Coordination of Public Policies for Women (CMPPM) and a municipality in the northwest of the State of Rio Grande do Sul. Of qualitative, descriptive, exploratory character was developed from a participant research, based on the reference of problematizing education, applying the arch of Charles Maguerez. The participants were eight women in domestic and family violence in the process of judicialization. Data production took place in six critical-emancipatory workshops in May and June 2019 at CREAS facilities. The empirical material was recorded and transcribed and analyzed by Bardin technique. The study respected the guidelines governing human research of the National Health Council, based on resolution 466/12, and began after approval by the Research Ethics Committee of the Federal University of Santa Maria. The results show that women who managed to separate, had support from CREAS professionals and the Municipal Coordination of Public Policies for Women and the family, some suffered property losses and difficulty in obtaining a public defender. The study contributed so that women could problematize their concrete realities, learn from each other and look for solutions to transform their conditions. They felt strengthened, becoming more autonomous, to make decisions toward the rupture of the cycle of violence.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectViolência contra a mulherpor
dc.subjectViolência domésticapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectEstrutura de grupopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectViolence against womeneng
dc.subjectDomestic violenceeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectEmpowermenteng
dc.subjectGroup structureeng
dc.titleGrupo de mulheres em situação de violência doméstica e familiar em processo de judicializaçãopor
dc.title.alternativeGroup of women in situations of domestic and family violence in the process of judicializationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Enfermagempor
dc.description.resumoMulheres em situação de violência doméstica e familiar ao acessarem o setor judiciário enfrentam desafios e, em muitos casos, sentem-se fragilizadas e podem ser auxiliadas quando participam de grupos interdisciplinares e intersetoriais com ações educativas. No entanto, nem sempre estes estão disponíveis para que essas usufruam. Sendo assim, este projeto de pesquisa teve como objetivo propor a formação/reativação de um grupo multidisciplinar e intersetorial de educação com mulheres em situação de violência doméstica e familiar em processo de judicialização e demandas psicossociais no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) em um município do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. De caráter qualitativo, descritivo e exploratório, o estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa participante, fundamentada no referencial da educação problematizadora, aplicando o arco de Charles Maguerez. As participantes foram oito mulheres em situação de violência doméstica e familiar em processo de judicialização. A produção dos dados ocorreu em seis oficinas crítico-emancipatórias nos meses de maio e junho de 2019 nas dependências do CREAS. O material empírico foi gravado, transcrito e analisado pela técnica de Bardin. O estudo respeitou as diretrizes que regem as pesquisas com seres humanos do Conselho Nacional de Saúde, com base na resolução 466/12, e teve início após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. Os resultados mostram que as mulheres que conseguiram se separar tiveram apoio dos profissionais do CREAS e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e da família, sendo que algumas sofreram perdas patrimoniais e tiveram dificuldade na obtenção de um defensor público. O estudo contribuiu para que as mulheres pudessem problematizar suas realidades concretas, aprender umas com as outras e procurar soluções para transformarem suas condições. Sentiram-se fortalecidas, tornando-se mais autônomas, para tomarem decisões em direção à ruptura do ciclo da violência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto