Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinto, Nelson Guilherme Machado
dc.creatorMüller, Andressa Petry
dc.date.accessioned2020-09-29T11:23:00Z
dc.date.available2020-09-29T11:23:00Z
dc.date.issued2019-07-01
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20015
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.por
dc.description.abstractDue to the increase in the credit concession, many customers now have greater access to the purchase of goods and services, but because some of these consumers are not in a position to repay their debts, the default rate has only increased. Companies must adopt measures to control such noncompliance with commitments obtained, and should always update the client's registration form, noting that the same can become a default and this adversely affects the organization. Linked to this is the collection policy that is adopted, where it must be efficient and capable of guaranteeing the success of the financial sector of the company. Thus, the present study seeks to identify the actions taken by the collections sector of the company Monjuá, located in the city of Palmeira das Missões, in order to identify the causes for the incidence of delinquent clients. For that, a case study was carried out, through documentary analysis, also investigating clients who are in default by applying questionnaires to them, and thus analyzing the results through the use of descriptive statistics. Thus, it was possible to identify that the factors that contributed the most to delinquent clients were family sickness, loss of income and unemployment, which can not be controlled by the company, but it must improve its credit policy and collection.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCréditopor
dc.subjectInadimplênciapor
dc.subjectPolítica de cobrançapor
dc.subjectCrediteng
dc.subjectDefaultseng
dc.subjectCollection policyeng
dc.titleInadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missõespor
dc.title.alternativeImpairment in the retailer sector: analysis of the collection policy in the company Monjuá in Palmeira das Missõeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administração.por
dc.description.resumoDevido ao aumento da concessão de crédito, atualmente muitos clientes possuem um maior acesso para a aquisição de bens e serviços, mas pelo fato de alguns desses consumidores não possuírem condições de quitar as dívidas que contraíram, o índice de inadimplência só tem aumentado. As empresas devem adotar medidas para o controle de tal descumprimento de compromissos obtidos, devendo sempre atualizar a ficha cadastral do cliente, atentando ao fato do mesmo poder se tornar inadimplente e isso afetar negativamente a organização. Atrelado a isso está a política de cobranças que é adotada, onde a mesma deve se mostrar eficiente e capaz de garantir o sucesso do setor financeiro da empresa. De tal modo, o presente estudo busca identificar quais são as ações tomadas pelo setor de cobranças da empresa Monjuá, localizada na cidade de Palmeira das Missões, a fim de identificar quais são as causas para haver a incidência de clientes inadimplentes. Para isso foi realizado um estudo de caso, por meio de análise documental, investigando também os clientes que se encontram inadimplentes através da aplicação de questionários aos mesmos, e assim analisando os resultados por meio da utilização de estatística descritiva. Assim, foi possível identificar que os fatores que mais contribuíram para que houvessem clientes inadimplentes foram a doença na família, perda de renda e o desemprego, sendo que os mesmos não podem ser controlados pela empresa, mas a mesma deve melhorar sua política de crédito e cobrança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto