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dc.contributor.advisorRodrigues, Luis Adriano
dc.creatorDevens, Flávia
dc.date.accessioned2020-09-30T11:40:25Z
dc.date.available2020-09-30T11:40:25Z
dc.date.issued2019-07-04
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20027
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.por
dc.description.abstractFor an organization to stand out and grow in the market, it is necessary to analyze its internal and external environment from various angles, that is, to know its strengths and weaknesses, as well as its opportunities and threats. The objective of this work is to elaborate a marketing plan for the unit of Palmeira das Missões - RS, of the vocational education institution X. We examined the importance of creating a marketing plan for the institution, since it does not have a sector responsible for or institutional marketing. Based on a quantitative research, based on the technique of individual interview with the director of the unit, and application of questionnaires with closed questions for the current students of the unit, we can observe that factors such as the non-use of social media to publicize the courses and the limited revenue from the company may cause these and other customers to seek competing institutions. This shows that, although the institution is a reference in Professional Education for the quality of its services and teachers, clients can seek institutions that invest or not in a marketing plan, but regardless of whether they are more popular in the issue of social media, and that may have a more flexible revenue, since they only depend on their own sales to exist, for example. Finally, it is expected that, based on the developed marketing plan, this institution will achieve a better targeting of the business in the market in which it operateseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlano de marketingpor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectAnálise ambientalpor
dc.subjectMarketing planeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectEnvironmental analysiseng
dc.titleDesenvolvimento de um plano de marketing para uma instituição de educação profissionalizantepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administração.por
dc.description.resumoPara uma organização se destacar e crescer no mercado é necessário analisar sob diversos ângulos o seu ambiente interno e externo, ou seja, conhecer os seus pontos fortes e fracos, bem como, suas oportunidades e ameaças. O objetivo desse trabalho é elaborar um plano de marketing para a unidade de Palmeira das Missões - RS, da instituição de educação profissional X. Examinamos a importância da criação de um plano de marketing para a instituição, já que esta não possui um setor responsável para o marketing institucional. A partir de uma pesquisa quantitativa, baseada na técnica de entrevista individual com a diretora da unidade, e aplicação de questionários com perguntas fechadas para os atuais alunos da unidade, podemos observar que fatores como a não utilização de mídias socias para divulgação dos cursos e a receita limitada por parte da empresa podem fazer com que esses e outros clientes procurem instituições concorrentes. Isso mostra que, apesar da instituição ser referência na Educação Profissional pela qualidade de seus serviços e docentes, clientes podem buscar instituições que invistam ou não em um plano de marketing, mas que independente disso sejam mais populares na questão das mídias sociais, e que possam ter uma receita mais flexível, já que só dependem de suas próprias vendas para existirem, por exemplo. Por fim, espera-se que a partir do plano de marketing desenvolvido, a referida instituição consiga um melhor direcionamento do negócio no mercado em que atua.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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