Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNetto, José de Pietro
dc.creatorSilva, Helena da Cruz
dc.date.accessioned2020-09-30T11:42:26Z
dc.date.available2020-09-30T11:42:26Z
dc.date.issued2019-06-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20033
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present work presents a research related to the purchase behavior of the employees of Comercial Schwerz Ltda of Cruz Alta - RS. Research is in order to know if there is an expenditure planning in relation to necessary goods in superfluous and also if there is a perception of change in the buying behavior as the salary decreases during the month. In order to obtain the desired results, twenty-one questionnaires were applied in three stages to determine if there was behavior change between the beginning, the middle and the end of the month. And through these results it has become noticeable that few have a financial planning, which causes a steady reduction in consumption over the course of the month. For the execution of the work, appropriate theoretical references were adopted to the theme. After these steps, the data collected in the questionnaires were tabulated and subsequently the graphical analyzes were performed to explain and explain the results. These results have shown that respondents are not in the habit of creating financial planning, which leads to a reduction in the consumption of some goods during the month. There is a need for more detailed research on the subject and a further number of participants in the research. It is concluded that in order to ensure that there is no shortage of money and no decrease in the consumption of certain goods, planning should be done detailing personal expenditures so that at a time of unexpected expenses the individual knows how to act.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFinanças pessoaispor
dc.subjectPlanejamento financeiropor
dc.subjectPersonal financeeng
dc.subjectFinancial planningeng
dc.titleAnálise do comportamento de compra mensal dos colaboradores. Um estudo de caso realizado em uma rede de supermercados de Cruz Alta-RSpor
dc.title.alternativeAnalysis of the behavior of purchase of contributors. A case study conducted in a Cruz Alta-RS supermarket networkeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administração.por
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa relacionada ao comportamento de compra dos colaboradores da Comercial Schwerz Ltda de Cruz Alta - RS. Pesquisa esta, com a finalidade de saber se há um planejamento de gastos com relação a bens necessários em supérfluos e também se há uma percepção de mudança no comportamento de compra a medida que o salário reduz no decorrer do mês. Para se obter os resultados desejados foram aplicados vinte e um questionários, em três etapas, para saber se há mudança de comportamento entre o início, a metade e o final do mês. E através destes resultados tornou-se perceptível que poucos possuem um planejamento financeiro, o que causa uma redução constante no consumo ao decorrer do mês. Para a execução do trabalho, adotaram-se referenciais teóricos oportunos ao tema. Após estas etapas, os dados coletados nos questionários foram tabulados e posteriormente foram feitas análises gráficas para a explanação e explicação dos resultados. Resultados demonstraram que os respondentes não possuem o hábito de criar um planejamento financeiro, o que leva a uma redução o consumo de alguns bens no decorrer do mês. Há necessidade de uma pesquisa mais detalhada sobre o assunto e um número mais de participantes na pesquisa. Conclui-se que para não haver falta de dinheiro, nem diminuição no consumo de certos bens, deve-se fazer um planejamento detalhando os gastos pessoais, para que em um momento de gastos inesperados o indivíduo saiba com o agir.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto