dc.contributor.advisor | Netto, José de Pietro | |
dc.creator | Silva, Helena da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2020-09-30T11:42:26Z | |
dc.date.available | 2020-09-30T11:42:26Z | |
dc.date.issued | 2019-06-02 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20033 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The present work presents a research related to the purchase behavior of the
employees of Comercial Schwerz Ltda of Cruz Alta - RS. Research is in order to
know if there is an expenditure planning in relation to necessary goods in superfluous
and also if there is a perception of change in the buying behavior as the salary
decreases during the month. In order to obtain the desired results, twenty-one
questionnaires were applied in three stages to determine if there was behavior
change between the beginning, the middle and the end of the month. And through
these results it has become noticeable that few have a financial planning, which
causes a steady reduction in consumption over the course of the month. For the
execution of the work, appropriate theoretical references were adopted to the theme.
After these steps, the data collected in the questionnaires were tabulated and
subsequently the graphical analyzes were performed to explain and explain the
results. These results have shown that respondents are not in the habit of creating
financial planning, which leads to a reduction in the consumption of some goods
during the month. There is a need for more detailed research on the subject and a
further number of participants in the research. It is concluded that in order to ensure
that there is no shortage of money and no decrease in the consumption of certain
goods, planning should be done detailing personal expenditures so that at a time of
unexpected expenses the individual knows how to act. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Finanças pessoais | por |
dc.subject | Planejamento financeiro | por |
dc.subject | Personal finance | eng |
dc.subject | Financial planning | eng |
dc.title | Análise do comportamento de compra mensal dos colaboradores. Um estudo de caso realizado em uma rede de supermercados de Cruz Alta-RS | por |
dc.title.alternative | Analysis of the behavior of purchase of contributors. A case study conducted in a Cruz Alta-RS supermarket network | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração. | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma pesquisa relacionada ao comportamento de
compra dos colaboradores da Comercial Schwerz Ltda de Cruz Alta - RS. Pesquisa
esta, com a finalidade de saber se há um planejamento de gastos com relação a
bens necessários em supérfluos e também se há uma percepção de mudança no
comportamento de compra a medida que o salário reduz no decorrer do mês. Para
se obter os resultados desejados foram aplicados vinte e um questionários, em três
etapas, para saber se há mudança de comportamento entre o início, a metade e o
final do mês. E através destes resultados tornou-se perceptível que poucos possuem
um planejamento financeiro, o que causa uma redução constante no consumo ao
decorrer do mês. Para a execução do trabalho, adotaram-se referenciais teóricos
oportunos ao tema. Após estas etapas, os dados coletados nos questionários foram
tabulados e posteriormente foram feitas análises gráficas para a explanação e
explicação dos resultados. Resultados demonstraram que os respondentes não
possuem o hábito de criar um planejamento financeiro, o que leva a uma redução o
consumo de alguns bens no decorrer do mês. Há necessidade de uma pesquisa
mais detalhada sobre o assunto e um número mais de participantes na pesquisa.
Conclui-se que para não haver falta de dinheiro, nem diminuição no consumo de
certos bens, deve-se fazer um planejamento detalhando os gastos pessoais, para
que em um momento de gastos inesperados o indivíduo saiba com o agir. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |