Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZabot, Giovani Leone
dc.creatorOliveira, Marco Antonio Guterres de
dc.date.accessioned2020-09-30T22:57:32Z
dc.date.available2020-09-30T22:57:32Z
dc.date.issued2020-07-14
dc.date.submitted2020-07-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20038
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Cursopor
dc.description.abstractThe objective of the current work was listing the main critical points in the process of transporting frozen and chilled products to obtain a general map of reference data and analyzethe temperature profile in a refrigerated truck. Firstly, the thermodynamic functions of the equipment and how they are related to the imposed technical and imensionarestrictions were evaluated. Based on a general understanding of the refrigeration system and references on how logistics in transport and unloading of products generally occur, an assessment of the main critical points and how they affect the refrigeration system of refrigerated transport chambers was proposed. Initially, a questionnaire was prepared and forwarded to companies in this field with questions from the technical and administrative areas, where 15 participants returned their answers through the Google forms platform. The answers were computed and compiled in Excel graphs to obtain an overview of the refrigerated transport. With this collected information, a field research was carried out in a company located in the city of Santa Maria / RS that delivers products in the city of Cachoeira do Sul / RS. The data collection was proposed to evaluate the most contrasting answers of the questionnaire, based on the consulted bibliography. A data-logger was used to collect information on the internal temperature of the chamber during a 24h period, which included the stationary and unloading periods. The data obtained were compiled in the Matlab software, thus temperature graphs as a function of time were generated. At the end of the study, an evaluation of some constrasting responses from collected and bibliography data was carried out to conclude the real importance of knowing heat infiltration as a critical point analyzed. Based on data collection, the heat infiltration during deliveries as a consequence of the doors opening caused a cumulative effect of internal temperature increase, reaching 20°C in some specific points in some periods.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCaminhão frigoríficopor
dc.subjectTransporte refrigeradopor
dc.subjectPerfil de temperaturapor
dc.subjectRefrigerator truckeng
dc.subjectRefrigerated transporteng
dc.subjectTemperature profileeng
dc.titleAvaliação de pontos críticos no sistema de refrigeração de um baú de caminhão frigorífico durante o processo de remessa de produtos resfriados e congeladospor
dc.title.alternativeEvaluation of critical points in the refrigeration system of a refrigerated loader truck during the shipping process of chilled and frozen productseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationBacharelado em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoO presente trabalho teve o objetivo de elencar os principais pontos críticos no processo de transporte de produtos congelados e resfriados a fim de se obter um mapa geral de dados de referência e analisar o perfil de temperatura em um caminhão frigorífico, analisando primeiramente as funções termodinâmicas dos equipamentos presentes e como elas se relacionam com as restrições técnicas e dimensionais impostas. A partir de um entendimento geral sobre o sistema refrigerador bem como referências de como a logística no transporte e descarga de remessa geralmente ocorre, foi proposta uma avaliação de quais são os principais pontos críticos e como eles acometem o sistema refrigerador dos baús de transporte frigorífico. Para iniciar a pesquisa, foi elaborado um questionário com perguntas da parte técnica e administrativa de empresas do ramo, onde 15 participantes enviaram suas respostas pela plataforma de formulários do Google. As respostas foram computadas e compiladas em gráficos no Excel para que se obtivesse um panorama geral do transporte frigorífico. Com estas informações coletadas, uma pesquisa de campo foi feita em uma empresa deste ramo sediada na cidade de Santa Maria/RS que faz entregas na cidade de Cachoeira do Sul/RS foi direcionada a avaliar a resposta mais contrastante do questionário, que foi de encontro com as constatações da bibliografia consultada. A pesquisa de campo contou com a utilização de um data-logger para coletar informações da temperatura interna do baú durante um período de 24h que contemplava os períodos estacionários e os períodos de entregas de remessa. Os dados obtidos foram compilados no software Matlab para que gráficos de temperatura em função do tempo fossem gerados. Ao final, a avaliação do contraste entre algumas respostas e a bibliografia foi realizada para concluir a real importância de entender a infiltração de calor como ponto crítico analisado. Com a coleta de campo, a infiltração de calor durante as entregas devido à abertura de portas gerou um efeito cumulativo do aumento da temperatura interna do baú, chegando a atingir 20°C em alguns pontos específicos em alguns períodos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto