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dc.contributor.advisorFlores, Antonio Joreci
dc.creatorSouza, Luciana Pedroza de
dc.date.accessioned2020-10-05T19:00:43Z
dc.date.available2020-10-05T19:00:43Z
dc.date.issued2019-07-10
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20045
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe issue of the environment is a topic that has been gaining prominence in both national and international discussions, where concern for the preservation and conservation of the environment is important to ensure life on Earth. The central problem of this study was in the sense of knowing how a small company organizes its environmental actions in its routine of work because it is a subject that raises discussion in the diverse scopes of society and in the academic world, its elaboration is justified. This study aims to know the system of environmental waste management in a microenterprise of the services sector. The methodology applied in this project is a qualitative bibliographical type, of a descriptive nature, conducted by the case study method. The data collection procedure was performed through the application of a questionnaire with open questions.The procedure of data collection was through the literature review pertinent to the subject studied. According to the study, it was verified the company's characteristic, it was verified the knowledge that the company has on the theme of environmental waste management; we understood the difficulties faced by the company to carry out environmental actions and managed to present the proposals for an efficient environmental management. Therefore, environmental management is a set of strategies that brings advantages to companies in terms of competitiveness, costs, risks and corporate image, as it contributes to pollution prevention, compliance with legal requirements, promoting continuous improvement.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão ambientalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectResíduospor
dc.subjectEnvironmentaleng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectWasteeng
dc.titleGestão ambiental de resíduos sólidos numa auto elétricapor
dc.title.alternativeThe environmental management of solid waste in an electrical autoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoA questão do meio ambiente é um tema que vem ganhando destaque nas discussões tanto nacionais quanto internacionais, onde a preocupação pela preservação e conservação é importante para garantir a vida na Terra. A problemática central deste estudo foi no sentido de conhecer como uma auto elétrica organiza suas ações ambientais de resíduos sólidos em sua rotina de trabalho. Por ser um tema que levanta discussão nos diversos âmbitos da sociedade e no mundo acadêmico, justifica-se sua elaboração. Este estudo tem por finalidade conhecer o sistema de gestão ambiental de resíduos numa microempresa do setor de serviços. A metodologia aplicada neste projeto é de tipo qualitativo de cunho bibliográfico, de natureza descritiva, conduzida pelo método do estudo de caso. O procedimento de coleta de dados se realizou através da aplicação de um questionário com perguntas abertas. De acordo com o estudo realizado, verificou-se a característica da empresa, constatou-se o conhecimento que a empresa tem sobre a temática de gestão ambiental de resíduos; entenderam-se as dificuldades enfrentadas pela empresa para a realização das ações ambientais e conseguiu-se apresentar as propostas para uma gestão ambiental eficiente. Portanto, a gestão ambiental é um conjunto de estratégias que traz vantagens para as empresas em termos da competitividade, custos, riscos e imagem corporativa, pois contribui com a prevenção da poluição, o atendimento aos requisitos legais, promovendo a melhoria contínua.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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